Qual a quantidade de estoque ideal?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Qual é o giro de estoque ideal? Se o resultado obtido a partir do cálculo do giro de estoque for menor do que 1, é um sinal de que existem produtos no estoque que não foram renovados. Logo, é interessante que o indicador esteja sempre acima de 1 para manter a saúde financeira da empresa.

O conceito logístico de estoque ideal define a quantidade exata de inventário que uma empresa precisa para atender a demanda habitual sem que ocorra uma ruptura de estoque. Em outras palavras, trata-se de obter a máxima rentabilidade e reduzir ao mínimo os custos de armazenamento.

Para saber qual é o volume médio de estoque, basta somar o número de produtos do estoque inicial com o número do estoque final e dividir por 2. Em geral, quanto maior o giro de estoque, melhor, pois significa que a empresa está lucrando mais.

Estoque mínimo é o termo que diz respeito ao mínimo de produtos necessários no estoque para não faltar reposição de mercadorias. Além dele, existe, também, o estoque máximo. Neste caso, estamos nos referindo à quantidade máxima de produtos que a empresa precisa ter estocada para não ter prejuízos.

Estoque Máximo = Estoque Mínimo + Lote de Reposição
Ou seja, o estoque máximo sempre será a soma da quantidade mínima de produtos e da quantidade a ser comprada para atender o giro do período em questão. Esse período pode ser uma semana, um mês ou um período mais longo, a depender da rotina de compras da sua empresa.

A decisão de quanto comprar ou fornecer afeta diretamente o nível de estoque, principalmente no estabelecimento de quantidades mínimas e / ou muita compra.

O tempo de reposição é o intervalo da emissão do pedido de compras relativo a algum produto até seu recebimento pela empresa.

Quanto menor o estoque final, menor será o lucro reportado ou maior será o prejuízo.

1) Estoques operacionais; 2) Estoques de segurança; 3) Estoques especulativos. Qual o conceito de estoque e quais os tipos? Pode ser definido como estoque o ambiente onde ficam armazenados produtos acabados, produtos em desenvolvimento, produtos prontos para a venda, matérias-primas e outros insumos.

Veja, a seguir, os tipos de estoque mais comuns e que podem ser utilizados em seu negócio:

  1. Estoque de proteção. É o mais conhecido nas empresas. ...
  2. Estoque de ciclo. ...
  3. Estoque de antecipação. ...
  4. Estoque de canal. ...
  5. Dropshipping. ...
  6. Estoque inativo. ...
  7. Estoque consignado. ...
  8. Estoque máximo.

Para fazer um controle eficiente do estoque, é preciso considerar quatro pilares fundamentais:

  1. 1 – Previsão de demanda: ...
  2. 2 – Tempo de reposição: ...
  3. 3 – Ponto de pedido: ...
  4. 4 – Contagem de inventário:

6 indicadores de gestão de estoque

  • 1 – Giro de estoque. De todos os indicadores de gestão de estoque, este talvez seja o mais comum. ...
  • 2 – Ruptura de estoque. ...
  • 3 – On Shelf Availability – OSA. ...
  • 4 – Perdas no estoque. ...
  • 5 – Taxa de retorno. ...
  • 6 – Tempo de reposição.

Taxa de rotatividade de estoque (ou Giro de Estoque)
Para calcular a taxa de giro do estoque, divida o custo das vendas pelo estoque. Também pode ser calculado dividindo o COGS (Custo dos Produtos Vendidos) pelo estoque médio. E lembre-se: quanto maior for o Giro de Estoque, mais vantajoso será para sua empresa.

A acuracidade de estoque é a posse de informações exatas sobre os itens estocados. Portanto, tudo o que está no seu armazém ou depósito deve constar também no sistema/inventário: quantos itens tem no estoque, onde estão localizados, a data de validade etc.