Qual a relação entre o volume e a temperatura?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O volume dos gases está diretamente relacionado com a temperatura, pois quando aumentamos a temperatura do sistema, as partículas do gás movimentam-se ainda mais rápido, expandindo-se. Mas, se diminuirmos a temperatura, ocorrerá a contração do gás.

Em uma transformação isotérmica, pressão e volume são inversamente proporcionais e em uma transformação isométrica, pressão e temperatura são diretamente proporcionais. Dessas observações, podemos concluir que a pressão é diretamente proporcional à temperatura e inversamente proporcional ao volume.

Influência sobre a Temperatura
Assim, quanto maior é a temperatura, menor é a pressão; e quanto maior é a pressão, menor é a temperatura. Isso ocorre porque, sob baixas temperaturas, o ar fica mais pesado e comprime o ar que está por baixo, elevando, assim, a pressão atmosférica.

Sim, a densidade diminui à medida que a temperatura aumenta. Uma vez que o aumento de temperatura causa o aumento do volume por efeito da dilatação, a relação entre o peso e o volume diminui. Em rigor, quando se indica uma densidade dum produto deve indicar-se a temperatura a que foi calculada.

Aumentando o volume a pressão diminui. Dessa forma, se aumentarmos a temperatura e o volume a pressão ficará igual!

A principal razão para a diminuição da temperatura em lugares mais altos é a maior distância da superfície da Terra, aquecida pelo sol. Isso acontece porque o ar, sendo mau condutor de calor, praticamente não é aquecido pelos raios solares. Quanto mais longe se estiver do nível do mar, mais baixa será a temperatura.

Então, como acontece o aquecimento global? O aumento na concentração dos gases de efeito estufa provoca alteração nas trocas de calor, ficando a maior parte retida na atmosfera. Em consequência, ocorre o aumento da temperatura, o que causa o aquecimento global.

A febre é um processo benéfico
Ou seja: o próprio organismo, pela ação do hipotálamo1 2, aumenta a temperatura para se defender de possíveis infecções, sempre em conjunto com outras medidas do sistema imune.

A Equação de Clapeyron. Equação de Clapeyron é uma lei da física derivada das leis de Charles, Boyle e Gay-Lussac que relaciona pressão, volume e temperatura com o número de mols de um gás ideal.

A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V. Quando se trata de elementos químicos, a densidade dos elementos aumenta na direção do centro da tabela periódica.

Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura x comprimento x largura.

Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.

Assim como a temperatura, existem mais de uma unidade, sendo as mais utilizadas: milímetros de mercúrio (mmHg), atmosfera (atm) e Pascal (Pa). Elas também possuem relação entre si, podendo ser convertidas uma nas outras.

O volume atômico é uma propriedade periódica que corresponde ao volume ocupado por 1 mol de átomos de determinado elemento químico.