Qual a tabela de frequência?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.4 / 5 13 votos

O que é tabela de frequência? Tabelas de frequência são uma forma de organizar dados em uma tabela para mostrar a frequência de ocorrência de cada valor ou intervalo de valores em um conjunto de dados. Utiliza-se em estatística para resumir grandes conjuntos de dados e torná-los mais fáceis de entender e analisar.

Basicamente o que se faz é multiplicar cada valor da variável (ou ponto médio da classe) pela sua respectiva freqüência, somar os resultados destes produtos e dividir esta soma pelo número de observações.

A distribuição de frequência pode ser feita pelo sexo dos entrevistados e fazer com que, ao finalizar a pesquisa, o resultado mostre quantos homens e quantas mulheres responderam a uma determinada questão.

Os tipos de frequência são: absoluta, acumulada, relativa e em classes.

– Frequência:
É o número de oscilações de onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 50Hz, significa que ela oscila 50 vezes por segundo.

De forma bem simples, para encontrar a frequência absoluta de um determinado resultado, basta contar quantas vezes ele se repetiu.

A frequência é definida como o número de voltas realizadas por um objeto em movimento circular em um intervalo de tempo determinado. Também pode ser definida como a quantidade de ondas geradas em um tempo específico. Uma unidade de medida muito comum para a frequência é a rotação por minuto (r.p.m).

As principais frequências, medidas em hertz, são essas: Delta (1- 4 Hz), Teta (4 - 7 Hz), Alfa (7 - 13 Hz), Beta (13 - 40 Hz) e Gama (+ 40 Hz) e cada uma pode servir pra uma coisa, as quais vamos falar mais adiante.

Para definirmos os intervalos, vamos realizar a subtração entre a maior e a menor altura: 1,94 – 1,69 = 0,25. O número de intervalos deve ser sempre maior que quatro. No caso descrito, vamos estipular cinco intervalos de classe, dessa forma dividimos o intervalo total de alturas por 5: Não pare agora...

Uma distribuição de frequência é uma série estatística na qual os dados estão organizados em grupos de classes ou categorias estabelecidas convenientemente.

Os seres humanos são capazes de ouvir uma faixa de frequências sonoras, chamada de espectro audível, que se estende entre 20 Hz e 20.000 Hz, aproximadamente. Os sons de frequências menores que 20 Hz são chamados de infrassons, enquanto os sons de frequências superiores a 20.000 Hz são chamados de ultrassons.

Para que serve? A Distribuição de Frequência é um tipo de tabela elaborada a partir da contagem de dados. Na distribuição de frequência listamos todos os dados coletados e contamos a quantidade de vezes que eles aparecem (incluindo as repetições) e, então, distribuímos esses dados em uma tabela.

Freqüências simples ou absoluta: são os valores que realmente representam o número de dados de cada classe. A soma das freqüências simples é igual ao número total dos dados da distribuição.

A frequência é a velocidade que a corrente muda de direção por segundo. É medida em hertz (Hz), uma unidade de medição internacional onde 1 hertz é igual a 1 ciclo por segundo. Hertz (Hz) = Um hertz é igual a um ciclo por segundo. Ciclo = Uma onda completa de corrente alternada ou de tensão.

Frequência Fundamental:
A onda mais longa que pode formar uma onda estacionária em uma corda tem um comprimento de onda que é duas vezes maior que o comprimento da corda. Esse comprimento de onda maior tem a menor frequência, e é chamado de frequência fundamental.

Frequência é uma característica de uma onda periódica e é definida como a quantidade de ciclos que uma onda repete em um intervalo de um segundo. Esse conceito é mais facilmente compreendido ao olharmos para uma senoide pura, como na figura 2.

Para medir a vibração em corpos humanos, recomendamos o uso de medidor de vibração ocupacional, como o ITMV31. Esse modelo possui quatro canais e foi projetado para medir a vibração do corpo humano em diversos ambientes.

Conversão de RPM em Hz
Podemos associar o número de rotações que ocorrem a cada minuto (RPM) com o número de rotações a cada segundo (Hz). 60 rotações a cada minuto são iguais a 60 rotações a cada 60 segundos. Para determinar quantos Hz equivalem um valor em RPM, dividimos por 60.

Como o período pode ser obtido pela divisão do tempo decorrido pelo número de ciclos completados nesse tempo, e a frequência pode ser obtida pela divisão do número de ciclos completados pelo tempo necessário para completar esses ciclos, então, o período nada mais é que o inverso da frequência, e vice-versa.

Para o controle da frequência dos alunos, nesse caso, é preciso dividir o número de aulas que foram frequentadas pelo discente pelo total de aulas que foram ministradas. Assim, se, por exemplo, 100 aulas foram ministradas e o estudante só esteve presente em 78, temos: 78/100 x 100 = 0,78.

Uma distribuição de frequência pode ser representada graficamente pelo histograma e pelo polígono de frequência.