Qual a temperatura de um motor a combustão?

Perguntado por: nfelix . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
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A temperatura da mistura ar-combustível durante a combustão em um motor pode atingir aproximadamente 2.400 ºC. Os componentes do motor como o cilindro, cabeçote e pistão têm uma temperatura de fusão de cerca de 660 ºC.

O responsável por esse controle de temperatura no motor é o sistema de arrefecimento. Na primeira vez que você liga o carro, durante um dia, existe a circulação de água pelo bloco do motor para que seja atingida a temperatura exigida.

Para que um motor veicular apresente um bom regime de trabalho, é importante que atinja uma temperatura próxima aos 90 °C, o mais rápido possível, e estabilize essa temperatura para diversas situações de condução do veículo.

Como identificar o superaquecimento do motor e o que fazer nessa situação?

  1. Luz acesa no marcador de temperatura no painel;
  2. Vazamento de água azulada ou avermelhada no chão;
  3. Barulho de ventoinha ligado com frequência e por muito tempo;
  4. Fumaça saindo pelo capô do carro – em situações mais críticas.

Qual é a temperatura aceitável medida na carcaça do motor? Os motores WEG utilizam as classes de isolamento B (130ºC), F (155ºC) e H (180ºC). São projetados para trabalhar em um ambiente com temperatura de até 40ºC em uma altitude de até 1000m.

Ponto de Combustão
É a temperatura mínima necessária para que um combustível desprenda vapores e/ou gases combustíveis que, combinados com o oxigênio do ar e em contato com uma fonte externa de ignição, inflamem-se e sustentem uma combustão, mesmo depois de retirada a fonte externa de ignição.

A pressão máxima atingida é menor que 1 atmosfera, mantendo-se constante (processo isobárico) e a temperatura fica entre 340 e 400K.

Nos demais tempos o pistão se movimenta devido a inércia do sistema ligado ao virabrequim. A fonte quente é constituída pelos gases resultantes da explosão e a fonte fria é o próprio meio ambiente.

A injeção eletrônica eliminou a necessidade de esquentar o combustível. Além disso, a maioria dos veículos novos têm sistema de partida a frio que aquecem as partes móveis e atingem a temperatura ideal de funcionamento enquanto rodam, cerca de 5 a 10 minutos depois de começar a andar.

Além dos vazamentos, o motor pode superaquecer devido a problemas nas ventoinhas elétricas do radiador, relês ou fusíveis queimados. Há ainda os defeitos na válvula termostática e bomba d'água.

No trânsito, a ventoinha é essencial para forçar a ventilação do ar no radiador e reduzir a temperatura da água que refrigera o motor e, se ela não funciona, irão surgir problemas com a temperatura do motor de seu veículo. Portanto, é importante olhar regularmente como anda o funcionamento da ventoinha em seu veículo.

A temperatura ideal de trabalho dos óleos ficam em torno de 180 e 200 graus Fahrenheit (82-93 ºC) na grande maioria dos motores, podendo haver variações dependendo do modelo do motor.

95ºC

No caso dos motores a diesel, o ideal é que o motor opere entre 85ºC a 95ºC. O superaquecimento do motor pode acarretar uma série de problemas, como desgaste de peças, redução de desempenho, curto tempo de vida útil e risco de erros irreparáveis ao motor.

Manter o controle da temperatura do motor em funcionamento é muito importante. No caso dos motores diesel, o ideal é que eles operem entre 85 ºC e 95 ºC.

Geralmente, diz-se que entre 21 e 22 °C corresponde à temperatura ideal e mais saudável para interiores, durante todo o ano. No entanto, isso varia conforme as pessoas, sendo que um ambiente mais quente pode ser mais adequado a bebés, idosos e doentes.

O motor pode estar esquentando por diversos motivos, os principais são os problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato, panes elétricas ou perda de líquido de arrefecimento - geralmente, é causado por algum vazamento na mangueira ou no radiador. O problema pode, sim, ser do radiador.

Quando a junta do cabeçote está queimada, os principais sintomas são: Sobreaquecimento do motor: a temperatura média do motos começa a subir mais do que o normal, ou seja, acima dos 90 graus.

Uma regra geral é de 10 Megohm ou mais.