Qual a validade de um boleto vencido?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Uma das principais dúvidas dos consumidores de produtos e serviços é se é possível pagar um boleto vencido há mais de 30 dias ou até mesmo 60 dias. Independente do tempo de vencimento a quitação do boleto pode ser realizada.

Vencimento. Trata-se do prazo máximo para pagar o título sem juros, mora nem multas. No caso do boleto registrado, com a nova regra, é possível pagar um boleto em qualquer casa lotérica, agência ou correspondente bancário mesmo depois da data de vencimento.

Está Lei obriga aos estabelecimentos bancários a aceitarem o pagamento de boletos de qualquer outro banco, independentemente do valor do documento. Art. 2º. Ficam os estabelecimentos bancários obrigados a aceitarem o pagamento de boletos vencidos de qualquer outro banco, independentemente do valor do documento.

Expirado: Quando o prazo de pagamento passou e o cliente não consegue mais efetuar o pagamento dos boletos.

Comece conferindo se os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor a ser pago. Caso sejam diferentes, o boleto não é verdadeiro. E se a cobrança for uma conta recorrente, como a de energia elétrica, água, mensalidade escolar e afins, duvide de qualquer alteração.

Confira o passo a passo:

  1. Acesse o internet banking com seu login e senha;
  2. Escolha a opção pagamentos e boleto bancário;
  3. Digite os números do boleto no campo informado. Se estiver usando o celular, existe a opção de fotografar o boleto;
  4. Confirme o pagamento e pronto.

Desde novembro de 2018, é possível pagar boleto vencido em qualquer banco, lotérica ou agência dos Correios. Até então, os boletos atrasados só podiam ser pagos na instituição que emitiu o documento. Essa mudança é resultado de uma exigência do Banco Central para que os bancos modernizassem sua forma de cobrança.

Isso o ajudará a se planejar e evitar uma quebra de acordo. Então saiba que, junto às empresas credoras e parceiras da QueroQuitar, apesar de cada uma ter seu prazo, a média pode variar de 1 (um), até 60 (sessenta) dias de atraso, para que ocorra a quebra do contrato.

Sim, o boleto vencido poderá ser pago na lotérica desde que ele tenha sido atualizado por meio dos sistemas bancários de cada banco.

O mais prático a se fazer é colocar o vencimento em um dia próximo ao do recebimento do salário. O ideal é que o vencimento de sua fatura seja para até 10 dias após o recebimento de seu pagamento.

De acordo com a lei n° 8.987/1995, quem vai escolher a data de vencimento é o consumidor, nunca a concessionária. Portanto, se houver interesse, basta o consumidor verificar as datas colocadas à disposição e solicitar a mudança da data de vencimento que lhe seja mais conveniente.

Multa por atraso em pagamento de boletos não pode ser maior que 2% da prestação.

Quanto cobrar de juros? Segundo o art. 406 do Código Civil e o artigo 161, parágrafo primeiro, do Código Tributário Nacional, os juros de mora devem ser cobrados a, no máximo, 1% ao mês. Essa porcentagem deve ser cobrada proporcionalmente aos dias de atraso do boleto bancário baseada no mês comercial que tem 30 dias.

O DDA é uma ferramenta gratuita oferecida pelos principais bancos do país. O correntista só precisa efetuar o cadastro pelo internet banking uma única vez, depois disso ele passa a ser notificado eletronicamente sobre todo e qualquer boleto que seja emitido em seu CPF.

'Paguei um boleto duas vezes: e agora?'
Especialista em direito do consumidor, Ricardo Morishita explica que caso o consumidor perceba que pagou um mesmo boleto duas vezes, é necessário que entre em contato com o fornecedor que recebeu o pagamento duplicado para receber o dinheiro de volta.

Tenha em mente que você não será penalizado por pagar a mesma conta duas vezes. Além disso, a empresa tem a obrigação de devolver o valor pago a mais. Para saber mais sobre os direitos do consumidor, uma boa dica é consultar o site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

O artigo 1º da Lei 7089/83 proíbe a cobrança de juros de mora, por estabelecimentos bancários e instituições financeiras com vencimento sábado, domingo ou feriado, desde que quitado no primeiro dia útil subseqüente. A mesma regra vale o pagamento das faturas de cartão de crédito.