Qual a validade de um bombom caseiro?

Perguntado por: ldamasio8 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Bombons que levam leite condensado ( brigadeiro, doce de leite, etc): 2 meses. Bombons com leite condensado (puro): 7 a 10 dias; depois, tendem a cristalizar. Quanto mais fresco, mais cremoso e melhor. Bombons que levam coco: apenas 1 mês ( utilizar sempre coco de pacote (seco), nunca o fresco).

Um bombom com fruta fresca tem apenas 24horas de validade porque o morango não resiste mais tempo que isso em temperatura ambiente e já vai começar a proliferar bactérias e se decompor.

Bombons que levam leite condensado ( brigadeiro, doce de leite, etc): 2 meses. Bombons com leite condensado (puro): 7 a 10 dias; depois, tendem a cristalizar. Quanto mais fresco, mais cremoso e melhor. Bombons que levam coco: apenas 1 mês ( utilizar sempre coco de pacote (seco), nunca o fresco).

Utilize um papel para embalagem próprio para trufas, mantendo-as bem embaladas em um local fresco e arejado. A validade em temperatura ambiente é de 5 dias e 10 dias se for conservada na geladeira.

Doces feitos com chocolate em barra: sim, pode congelar, tomando o cuidado de embalar muito bem, para minimizar o risco de o chocolate pegar umidade do freezer; Bolos (ou doces que os levam): sim, também pode, desde que não leve amido.

Validade de 30 dias em geladeira e 7 dias fora da geladeira armazenados em local fresco e arejado. Para fazer o transporte das trufas use sacola térmica ou caixa de isopor para que mantenha a temperatura, pois qualquer alteração de temperatura muda a textura do chocolate.

Trufas são feitas à base de creme de leite; logo, impossível durarem 90 dias. Há bombons que dependendo do recheio a validade é de 1 dia.

Não armazene seu chocolate na geladeira! Em baixas temperaturas, ele irá perder o brilho e o sabor. Ao invés disso, mantenha-o dentro da embalagem em um lugar fresco e com baixa incidência de luz. A temperatura ideal para armazenar o seu chocolate deve estar entre 12ºC e 20ºC.

Como dito antes, a melhor maneira para guardá-lo e conservá-lo é dentro de uma embalagem ou caixa de papelão, num ambiente com temperatura amena (no máximo 20ºC). O papelão é o material perfeito pois ele filtra a umidade que vem de fora, impedindo que o chocolate a absorva.

Especialistas recomendam que o chocolate seja armazenado em temperatura ambiente, com cerca de 20ºC. É importante que o alimento esteja protegido, já que a luz e o ar provocam a sua oxidação, o que significa que ele perde o seu gosto.

Primeira dica: Geladeira vazia e bem gelada é uma ótima aliada. E Nada de deixar o chocolate morando lá dentro, viu? Segunda dica: Trabalhar em um ambiente o mais fresco possível, respeitando a sua realidade. Terceira dica: Desenformar, mas deixar a forminha em cima pro ar condensar em cima dela e não do chocolate.

O lugar ideal para armazenar chocolates é, na embalagem original, em local fresco (longe de sol e calor), seco e separado de outros alimentos ou de produtos químicos. Pode ser uma gaveta, um armário, uma caixa que não tenha cheiro…

A trufa deve ser colocada em uma jarra de vidro ou, alternativamente, em um recipiente de plástico hermeticamente fechado. Dentro dele, ele deve ser embrulhado em uma folha de papel absorvente, que deve ser substituída diariamente.

Nunca use armários fechados, locais quentes e abafados. Após confeccionados, os bombons não deverão voltar à geladeira, pois isso corta o brilho e prejudica o sabor. Se estiver muito quente, utilize caixas de isopor bem limpas e secas.

Os docinhos podem ficar armazenados por até 3 meses em congelamento.

A recomendação é que, em temperatura ambiente, o doce dure de 7 a 10 dias. Mas a Alessandra alerta: quanto mais fresco o doce, mais gostoso e saboroso ele estará. Se for deixado na geladeira, ela conservará por mais algum tempo, durando 15 dias.

Para fazer uma única trufa, você gasta por volta de R$ 0,60 centavos e consegue vender o doce por até R$ 3,50, resultando em um bom lucro. Como a maior parte das pessoas gostam de trufas, você pode faturar um valor considerável por mês.

O que pode estar acontecendo: você não deu o choque térmico corretamente, se for o caso. Ou você aqueceu muito o chocolate. Ou a sua geladeira não é fria o bastante. OU ainda você não deixou o tempo suficiente na geladeira para secar completamente.

*Aproximadamente 426 kcal por porção individual.

Outra forma mais elegante e sofisticada de embalar suas trufas é com o uso de caixas de papel. Essa opção permite maior personalização, incluindo a identidade visual da marca e outras informações, ou itens, que complementam as trufas e agregam valor ao produto.

O chef indica organizar tudo com no mínimo 48 horas de antecedência para as receitas. “É um bom tempo para providenciar o preparo dos doces, mas é importante lembrar que já é necessário ter o material, embalagens e forminhas tudo à mão.