Qual a validade de uma DAP?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

dois anos

“O produtor rural precisa ter acesso ao crédito rural e ao programa de aquisição de alimentos. Portanto, a prorrogação da DAP é uma medida sensível às necessidades do agricultor”. A DAP é emitida desde o dia 27 de março de 2014, com validade de dois anos.

Sem a emissão ou renovação das declarações, os agricultores familiares deixam de ter acesso às políticas públicas e ao crédito rural. A DAP permanecerá sendo emitida até 30 de junho de 2022. Nesse período, a implementação do CAF será gradativa e regionalizada.

Além dos agricultores/as familiares, são beneficiários da DAP, pescadores artesanais, aquicultores, maricultores, silvicultores, extrativistas, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Atenção! A DAP é totalmente gratuita! Não é necessário pagar para obter sua DAP. Sob nenhuma hipótese ou circunstância você poderá ser cobrado pela emissão da DAP.

Os órgãos e entidades emissores de DAP estão presentes em 98% dos municípios brasileiros. Para renovar o documento, basta o agricultor ir até um órgão autorizado, que pode ser o escritório da empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural mais próximo (Emater) ou os sindicatos de representação da agricultura familiar.

Para conseguir a DAP, o agricultor familiar, deve ir até uma entidade credenciada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, levando consigo documentos como CPF e outras informações de seu estabelecimento familiar (área, número de pessoas residentes, composição da força de trabalho e da renda e endereço completo).

A DAP é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. Como uma identidade, o documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família.

Como temos dois critérios de avaliação da renda familiar, renda monetária no Bolsa Família e no Brasil Sem Miséria e renda bruta familiar (autoconsumo + renda monetária + outras rendas) na DAP, uma família pode ter renda monetária para se enquadrar no Bolsa Família, e renda fora deste limite no enquadramento no PRONAF ...

Agricultor ou agricultora familiar pode ter a DAP mesmo se tiver uma MEI.

No caso de pessoas que se aposentaram como produtores rurais, essa renda não prejudica no enquadramento, ou seja, esse valor é indicado no documento (DAP), porém não conta para o cálculo como renda não rural.

Também é preciso ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e residir em estados que firmaram o Termo de Adesão com o Ministério da Cidadania. A comprovação do direito ao benefício é realizada por meio desta declaração.

O governo deve prorrogar por um ano a validade das Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), com vencimentos do dia 8 de fevereiro de 2023 até 31 de janeiro de 2024. Para as declarações com validade de 1 de fevereiro de 2024 em diante, os prazos serão mantidos.

Agroamigo Sol
Microcrédito rural com operações de até R$ 20 mil para agricultores familiares enquadrados no Pronaf.

Há oito tipos de DAP's, seis são individuais e duas jurídicas. Dentro das individuais há quatro principais (A, A/C, B e A/F) e outras duas acessórias (DAP Jovem e DAP Mulher Agregada) que são sempre vinculadas à DAP Principal.

– Em caso de a propriedade ser pertencente a um casal é importante frisar que a DAP não é da pessoa e sim da família. Por isso, a DAP deve constar os nomes dos dois titulares. – A emissão do documento para cada titular de um mesmo sítio constitui irregularidade, passível de sanções legais.

O interessado deve dirigir-se à instituição financeira credenciada de sua preferência para obtenção de informações sobre a documentação necessária à negociação da operação, que será analisada com base em projeto técnico a ser apresentado, além de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), fornecida por agente credenciado ...

Prazo de emissão da DAP termina no dia 31 de outubro, a partir de novembro será emitido apenas o CAF — Ministério da Agricultura e Pecuária. Atenção!

Mas cancelamentos com bloqueio não permitem que uma nova DAP seja aberta naquele CPF ou CNPJ. Entre em contato com a Emater do seu estado para solicitar o desbloqueio do CPF ou CNPJ para nova emissão. O prazo é de 30 dias após o cancelamento, para enviar sua justificativa e solicitar a regularização.

Já os documentos a serem apresentados no momento de solicitar a DAP são: Carteira de identidade (RG), CPF e documentos do(a) cônjuge: RG e CPF (apenas para as pessoas casadas ou sob regime de união estável).

Documentos Necessários

  • · identidade(RG) e CPF do agricultor(a) familiar e cônjuge,
  • · certidão de casamento (para os casados),
  • · comprovante de residência (conta de energia),
  • · matrícula do Cartório de Registro de Imóveis dos estabelecimentos rurais que possuir,