Qual a vantagem de pontas com indução de ar?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Dentre as vantagens do uso das pontas de indução de ar, destaca-se o menor risco de deriva, baseando-se no tamanho e na massa das gotas.

Cada tipo de pulverização exige um tamanho de gotas diferente que podem ser geradas pelos mais diversos modelos de bicos de pulverização. A escolha do tamanho de gota adequado está em função do alvo a ser atingido, o tipo de produto a ser aplicado, a cultura e as condições meteorológicas presentes durante o processo.

Bico Cone Cheio: para área com grande massa foliar
O ângulo é ajustável, mas costuma ser fechado, entre 20 a 100 graus. Por isso é que esse tipo de bico é recomendado para áreas com grande densidade foliar. A diferença para o de cone vazio, é que o de cone cheio distribui o produto também no centro.

O problema da indução é a questão filosófica sobre se o raciocínio indutivo (uma generalização ou uma previsão não dedutiva) leva ao conhecimento. Uma generalização é qualquer argumento não dedutivo cuja conclusão é mais geral do que as premissas.

O cooktop por indução funciona através da energia elétrica, que cria um campo eletromagnético entre a parte interna do fogão e o interior da panela que, por sua vez, gera correntes que circulam entre os objetos e aquecem a panela e o que ela contém e com isso aquece os alimentos sem a necessidade de chamas.

“Existem horários, normalmente entre onze e cinco horas da tarde, em que as condições não são boas (alta temperatura e baixa umidade relativa), que são evitados”, ele complementa. Ainda assim, a regra da observação prevalece. O ideal é sempre conferir com aparelhos as condições do tempo.

Tipos de bicos:
Tipo leque: São usados para aplicação de herbicidas em área total. Operam melhor a pressão de 2 a 4 bar; De impacto: Produzem jatos em forma de leque com ângulos de 110 a 140°. Podem trabalhar com pressão de 0,7 a 1,8 bar.

Afinal, existe a hora certa de aplicar fungicidas?

  • dias em que a temperatura esteja entre 28 e 30 graus;
  • período em que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 90%;
  • velocidade do vento entre 3 e 10 km/h.

Em áreas com frequência de pulverização de sete dias, a recomendação é utilizar volume de calda de 25 mL/ m³ de copa. Para pulverizações quinzenais e mensais, recomenda-se 40 mL/m³ de copa, pois esse volume de calda apresenta período de controle semelhante ao de 70 mL/m³ de copa.

A velocidade de 8 km. h-1 apresentou-se como o melhor resultado, concluindo que esta velocidade poderá ser a melhor a ser indicada para os produtores para aumentar a eficiência de aplicação de produtos fitossanitários e aumentar o controle de pragas e doenças no cafeeiro.

Bico de fenda ou leque
Permite uma distribuição uniforme do produto, efetuando uma pulverização bastante eficaz. Geralmente gera gotas de tipo médio, sendo o mais indicado para aplicação de herbicidas seletivos.

Segundo WOMAC et al. (1999), os fatores que influenciam o espectro de gotas produzidas por determinada ponta de pulverização são: vazão nominal, ângulo de descarga, pressão de operação, propriedades da calda e tipo de ponta de pulverização.

A principal diferença entre um e outro é a distribuição do volume. O leque plano padrão é o bico mais utilizado em equipamentos de pulverização de barra. Tem como principal característica a necessidade do cruzamento dos jatos para a perfeita uniformização da distribuição do produto.

O primeiro, chamado de pré-orifício, mede a vazão e o segundo conhecido como o de saída, forma o padrão da pulverização. Este bico permite a redução da deriva que é o fenômeno de transporte das partículas do defensivo, pelo vento, para áreas não alvo.