Qual o regulador vegetal mais utilizado para indução floral na Mangueira?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

PBZ

O PBZ tem sido o produto mais utilizado para otimizar a floração da mangueira, sendo bastante efetivo em paralisar o crescimento vegetativo e reduzir o alongamento das brotações (DAZIEL e LAURENCE, 1994; CHEN, 1997; TONGUMPAI et al., 1989,1999; NUNES-ELIZEA e DAVENPORT, 1995; FERRARI e SERGENT, 1996).

Para que as plantas tenham uma floração bem feita e desenvolvam flores, assim como frutos, o cuidado com a fertilização é fundamental. Isso porque as plantas precisam de uma fonte equilibrada de cerca de 20 nutrientes, incluindo entre os principais o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Zinco.

A indução floral refere-se aos eventos que sinali- zam à planta a alteração do seu programa de desen- volvimento. Como conseqüência, o meristema caulinar se reestrutura para produzir um primórdio floral, em vez de um primórdio foliar.

O paclobutrazol (PBZ) tem sido usado para estimular a floração de fruteiras, regulando o crescimento vegetativo e reduzindo o alongamento da brotação (DAZIEL e LAURENCE, 1984; CHEN, 1987; Tongumpai et al, 1989, 1991; CHARNVICHIT et al, 1991; NUÑEZ-ELISEA e DAVEMPORT ,1991; BURONDKAR e GUNJATE, 1993; SCHAFFER, 1994; ...

Existe uma grande quantidade de fitorreguladores com atuação em inúmeros processos fisiológicos, com ações análogas ou antagônicas aos principais hormônios vegetais (auxinas, citocininas, giberelinas, etileno, ácido abscísico, jasmonatos, brassinoesteroides, poliaminas e ácido salicílico).

Nitrogênio

Adubação. Nitrogênio - O nitrogênio é um dos nutrientes mais importantes para a mangueira e exerce um importante papel na produção e na qualidade dos frutos.

Os sistemas de irrigação por gotejamento, sulcos e microbacias são mais indicados para solos argilo- arenosos e argilosos, enquanto os sistemas por aspersão e microaspersão são mais adequados para solos arenosos e areno-argilosos.

Manga não se desenvolve quando as flores são atacadas por fungos ou quando há deficiência de Boro. Mangueira que floresce bem e não produz frutos está, em geral, com as flores atacadas por doença fúngica. Entre as mais comuns estão a antracnose, que torna a flor negra, e o oídio, que causa uma pulverulência cinza.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

Nutrientes básicos no estágio de floração
Baixo teor de nitrogênio (N) – Dê a sua planta níveis relativamente baixos de nitrogênio, especialmente na segunda metade do estágio de floração quando a planta parará de crescer vegetativamente e os buds estarão engordando.

A indução da floração pode ser provocada por vários fatores desde fatores ambientais como fatores endógenos. Os fatores ambientais que podem influenciar a indução da floração nas plantas são principalmente a luz, a temperatura e a humidade.

Florada do citros: 3 manejos essenciais para aumentar a produção

  1. Irrigação. Como vimos, o estresse hídrico é essencial para a indução do florescimento das plantas cítricas. ...
  2. Adubação. O manejo da adubação dos citros é essencial para seu ciclo produtivo. ...
  3. Controle fitossanitário.

Meristema apical está competente para floração se responde aos estímulos ambientais ou endógenos produzindo estruturas florais. Os fotoperíodos indutivos são percebidos pelas folhas adultas que produzem o estímulo floral. Meristema apical torna-se determinado a florescer.

CULTAR 250 SC contém PACLOBUTRAZOL, um fitoregulador, que atua inibindo a síntese de giberelinas, produzindo uma diminuição do crescimento vegetativo. O benefício advindo do uso de CULTAR 250 SC manifesta-se numa folhagem mais equilibrada e na redução de crescimento vegetativo e podas.

Giberelinas são hormônios produzidos nas raízes e folhas jovens de uma planta, com diversos efeitos sobre o funcionamento de um organismo vegetal, tais como: o alongamento celular, quebra da dormência das gemas presentes no caule, promoção da germinação e desenvolvimento dos primórdios foliares e frutos, contudo pouca ...