Qual a vantagem de tomar cerveja puro malte?

Perguntado por: lcaetano2 . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

A cerveja puro malte é valorizada por seus aromas e sabores mais intensos, em relação às cervejas mainstream, ou seja, aquelas populares que são encontradas em qualquer supermercado. A grande diferença está na composição da cerveja, que utiliza apenas cereais maltados como a cevada e o trigo.

Consumo de cerveja proporciona diversos benefícios: conheça 7 deles

  • Ajuda a prevenir complicações cardiovasculares. ...
  • Reduz os riscos de AVC e câncer. ...
  • Não causa “a barriga de chopp” ...
  • Ajuda a reidratar após a prática de exercícios. ...
  • Combate à gripe. ...
  • Evita o cálculo renal. ...
  • Reduz o estresse.

Benefícios para a saúde
Prevenir anemia, por ser rico em ácido fólico e ferro; Melhorar o funcionamento do sistema nervoso, por conter vitaminas do complexo B e selênio, um mineral importante para o bom funcionamento cerebral; Prevenir osteoporose e fortalecer osso e dentes, por ser rico em cálcio, magnésio e fósforo.

Spaten

Atualizada, 24/2/2023, 10:21
Marca com mais de 600 anos de história, Spaten, uma das principais apostas da Ambev no mercado brasileiro no ano passado, acaba de ganhar o título de Melhor Cerveja Puro Malte do mercado, pelo júri da coluna Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo.

Para ser classificada como cerveja puro malte, é preciso que a bebida seja produzida somente com malte de trigo e de cevada, sem adjunto em sua linha de produção. Amstel, Heineken, Devassa, Serra Malte, Proibida, Bohemia, Brahma Extra, Estrella Galícia, Petra, entre outras, entram nessa subcategoria.

Em sua produção, as cervejas puro malte não utilizam os derivados do trigo, logo, não possuem os carboidratos derivados desse ingrediente. Também apresentam uma quantidade menor de glúten. Assim, a cerveja puro malte é uma boa opção para quem não quer engordar.

Em resumo, a cerveja puro malte é produzida com 100% de malte e não pode levar cereais não maltados na sua receita. O que acontece é que a legislação brasileira permite que até 45% dos cereais da cerveja possam ser não maltados, o que chama mais atenção para os rótulos que se dizem “puro malte”.

Em geral, o consumo moderado da bebida não é prejudicial , ou pelo menos não é pior que qualquer outro tipo da mesma categoria. No entanto, se a ingestão for exagerada, tanto a cerveja puro malte quanto outra variedade podem causar prejuízos a saúde.

Mantém os rins saudáveis
De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, a cerveja (consumida moderadamente) pode reduzir em até 40% as chances de desenvolver pedras nos rins.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que mulheres não bebam mais do que uma lata de cerveja por dia (350 ml) e que homens limitem-se a duas latinhas (cerca de 700 ml). Para além desse consumo, a bebida pode representar risco para o corpo humano.

Tomar uma cerveja do tipo lager por dia faz bem para a saúde. De acordo com um estudo publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, o hábito aumenta o número de bactérias boas no intestino, o que poderia reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Em resumo, uma cerveja puro malte possui como fonte única de açúcar para a fermentação o advindo de malte de grãos como cevada e trigo. Mas pode ser de outra fonte? Pela legislação brasileira, sim!

Pressão alta e doenças cardíacas: o consumo excessivo de álcool prejudica o controle da pressão arterial, podendo levar à hipertensão e, consequentemente, ao risco de problemas cardíacos. Cirrose: é o resultado de constantes lesões e inflamações no fígado, causadas pela bebida, prejudicando as funções deste órgão.

De acordo com Isabella C., devemos evitar beber as cervejas Antártica, Skol, Brahma e Itaipava ou qualquer outra que possua em seus ingredientes: conservantes, estabilizantes químicos ou cereais não maltados.

Confira abaixo o top 3 cervejas puro malte disponíveis no mercado brasileiro atualmente:

  • 1º lugar: Spaten;
  • 2º lugar: Amstel;
  • 3º lugar: Império.

Das 18 marcas analisadas as únicas que continham apenas água, lúpulo, malte e outros ingredientes naturais foram a Serramalte, Bohemia, Heineken, Stella Artois, Amstel, Cacildis, Brahma Extra, Eisenbahn, Praya e Noi. Portanto, o ideal é dar preferência a essas.

Quais as melhores cervejas do Brasil?

  • Eisenbahn Weizenbier - Melhor cerveja de trigo. ...
  • Pilsner Extra - Melhor cerveja pilsen. ...
  • Cacildis - Melhor cerveja puro malte. ...
  • Anunciação IPA - Melhor cerveja IPA. ...
  • Petroleum - Melhor cerveja Stout. ...
  • Catharina Sour Sun of a Peach - Melhor cerveja Sour Fruit Beer.

ZERO AÇÚCAR - Cervejas que não contêm glicose e nem sacarose, duas formas muito simples de carboidrato em sua composição, normalmente as cervejas artesanais puro malte são assim, zero sacarose, que é mesma a estrutura do velho conhecido açúcar de mesa, mas nem por isso são zero açúcares, já que todo carboidrato é ...