Qual a velocidade certa para cada marcha?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
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Dessa forma, o motorista avaliará qual das duas será mais eficiente. Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

O ponteiro deverá estar entre 2 e 3 (ou entre 20/30, dependendo do modelo do seu painel). Se ele estiver abaixo de 2, você pode reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, aumentar.

Para fazer a chamada troca de marcha “no tempo” é preciso deixar a rotação do propulsor dentro de uma estreita faixa em que a rotação dos eixos no interior do câmbio seja a mesma.

2ª marcha. A segunda marcha também é de força, mas sua resistência à velocidade é maior, chegando até 40km/h.

Dessa forma, o ideal é manter o veículo sempre engatado e em velocidade constante, com rotação abaixo de 2.000 rpm.

Para mudar de marcha, é preciso tirar o pé direito do acelerador e só depois pisar com o pé esquerdo na embreagem, até o fundo do pedal. Não pise na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo, pois o giro do motor vai aumentar e o carro vai “pular” no momento em que você tirar o pé da embreagem.

Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere. Em seguida solte totalmente a embreagem.

Passe pelo quebra-molas bem devagar com o pé fora da embreagem e com a direção alinhada. Não passe na lombada com o carro na diagonal, isso além de não reduzir o impacto, também desgasta o sistema de suspensão.

Na quarta vá para 60 km/h e se for andar por determinado tempo nessa velocidade passe para a quinta marcha. Se você estiver em uma estrada em que a velocidade limite for de 120 km/h, por exemplo, você pode acelerar em terceira até 60 km/h, depois na quarta até 90 km/h e na quinta até os 120 km/h.

As marchas do carro fazem parte do sistema de transmissão, umas engrenagens internas na caixa de câmbio que estão conectadas com a alavanca de marcas e as rodas do carro. Cada vez que colocamos o carro em movimento e aceleramos para ele ir mais rápido o motor vai enviar comando e força para as rodas.

Em carros 1.0 geralmente a relação entre as marchas ideais e as velocidades certas são as seguintes: Marcha a ré: só para manobrar o carro em pequenas distâncias. É a marcha mais pesada do carro.

A velocidade da marcha, como a velocidade de um carro é dada pela distância percorrida em um intervalo de tempo. Assim como entendemos que um carro viajando a 80 Km/h percorrerá 80 Km a cada hora, uma pessoa que anda 1,5 m/s por exemplo, percorrerá 1,5 metros a cada segundo.

Trocar a marcha na hora errada
É comum ver motoristas que evitam a troca de marcha para forçar o “ronco do motor”, mas, além de danificá-lo, essa prática também aumenta o consumo de combustível e pode causar problemas mais sérios.

A marcha lenta irregular é causada por um hábito comum de muitos motoristas, o de manter o veículo em marcha lenta. Isto é, o motorista mantém a aceleração mínima necessária para que o carro permaneça ligado sem estar em movimento e sem estar com nenhuma marcha engatada.

na pagina 162 do manual diz que a RPM de marcha lenta devera ser 860RPM +ou- 50 RPM.

Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento.

Não solte o pedal de forma brusca
Outra dica essencial para quem deseja aprender como usar a embreagem de forma correta é jamais soltar o pedal de forma brusca. Caso contrário, o movimento abrupto vai gerar um “tranco”, que pode até mesmo danificar as peças do sistema.

Desgaste das pastilhas de freio
Por isso, o motorista que pisar demais no acelerador vai acabar causando um desgaste nas pastilhas de freio.