Qual a velocidade máxima da segunda marcha?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
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Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Quando o carro está na marcha correta, o ponteiro do conta-giros fica entre o 2 e o 3. É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade. É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

Quando devo reduzir a marcha
Se você estiver em uma velocidade muito alta [utilizando 4ª ou 5ª marcha] é melhor começar a pisar no freio, reduzir para a segunda e só então parar. O mesmo vale se estiver chovendo.

Mas existe uma dicha excelente: a economia de combustível é mais fácil quando o motorista não pisa fundo no acelerador. De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.

No longo prazo, a esticada de marcha pode ser responsável por arrebentar a correia dentada, superaquecer o motor, ou em casos extremos, até mesmo quebrar o câmbio do veículo. Isso trará um grande prejuízo para o proprietário e grandes chances de ficar “na estrada”.

O ponteiro deverá estar entre 2 e 3 (ou entre 20/30, dependendo do modelo do seu painel). Se ele estiver abaixo de 2, você pode reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, aumentar.

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

Dessa forma, o ideal é manter o veículo sempre engatado e em velocidade constante, com rotação abaixo de 2.000 rpm.

Por volta de 3.000 giros costuma ser um bom momento para a troca. Conforme se aproxima de 4.000 giros, já representa esticar demais a marcha. Mas vale lembrar que isso muda de veículo para veículo e tem a ver, inclusive, com a potência do seu motor.

A marcha mais forte de um carro é a . Isso porque depois de vencer a inércia e que o carro já está em movimento, a 2ª, 3ª até a 5ª marchas, vão precisar de muito, mas muito menos esforço para continuar movendo o carro.

Não saia com o carro em segunda marcha
Elas sobrecarregam o disco e podem inutilizar por completo toda a embreagem – independentemente da quantidade de quilômetros rodados.

Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere. Em seguida solte totalmente a embreagem.

Pelas medições, a condição que melhor equilibra custo, eficiência energética e tempo de viagem é 100 km/h.

Não existe uma marcha que gaste mais o menos gasolina. Tudo é forma como o motorista vai dirigir. Se o motorista dirigir com o carro em uma marcha mais baixa faz com que as rotações do motor permaneçam elevadas. Dessa forma, o consumo do veículo aumenta.

Marcha a ré: só para manobrar o carro em pequenas distâncias. É a marcha mais pesada do carro. É a velocidade em que o carro está que vai dizer se você está na marcha certa ou não, ok condutores? Agora aprendam a identificar alguns sinais do carro quando ele pede marcha mais alta ou mais baixa.

Assim que você, motorista, avistar uma lombada, é preciso pisar no freio, com o objetivo de diminuir a velocidade de seu automóvel, moto ou caminhão. Quanto mais suave for o processo, melhor – isso indica que você está em uma velocidade mais baixa e também atento ao que está acontecendo no trânsito.

Reduzindo-se a marcha você faz o processo todo muito mais rápido.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

Se precisar diminuir a velocidade dentro da curva, use o freio motor (reduzindo a marcha) e pise de leve e com cuidado no pedal do freio.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Entenda mais a respeito neste artigo!
Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento.