Qual a velocidade do Sol em km h?

Perguntado por: lcastro7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

O Sol completa uma órbita na Via Láctea a cada 225 milhões de anos — viajando a mais de 777 mil de km/h.

Como a massa do Sol representa mais de 99% do total, essa posição fica muito próxima ao próprio centro do Sol, mas não é verdadeiramente fixa, pois se modifica em função dos movimentos de todos os corpos planetários e outros. Ainda assim, em termos práticos, o Sol não se movimenta em relação aos planetas.

A velocidade de translação da Lua pode ser considerada a mesma velocidade de translação da Terra, que é de 109.000 km/h, uma vez que a Lua acompanha a Terra. O movimento de revolução é responsável por manter a Lua em órbita. A velocidade de revolução da Lua é de 3.670 km/h.

O período de rotação do Sol em torno do seu próprio eixo é de 27 dias para o seu equador, que gira a 7189 km/h, e de 35 dias para os seus polos.

A duração do dia definida a partir da subdivisão do tempo terrestre tomando-se como referência o Sol é de 24 horas.

5.778 K

Um ano luz é uma unidade de medida de distancia, mais especificamente representa o quanto a luz consegue viajar no vácuo no tempo de um ano terrestre. Um ano luz tem valor de 9.460.730.472.580,8 km. A medição de ano luz já é feita com base no ano terrestre, 365 dias de 24 horas, sendo assim não ha conversão.

As estrelas do disco galáctico giram em torno do centro da galáxia da mesma forma que os planetas giram em torno do Sol. O Sol não é diferente, e demora 200 milhões de anos para dar uma volta galáctica.

Algumas galáxias de menor porte orbitam a Via Láctea, sendo, portanto galáxias satélite. A mais próxima delas é a Galáxia Anã do Cão Maior, situada a cerca de 42 mil anos-luz do centro galáctico, seguida pela Galáxia Anã Elíptica de Sagitário.

Dentro dele, no exato ponto central, existe o buraco negro supermassivo Sagittarius A* (cuja sigla é Sgr A*), com cerca de 4,31 milhões de vezes a massa do Sol.

Qual é o combustível do Astro-Rei? Nós te respondemos! Trata-se do hidrogênio que, para tal missão, se funde com o calor do núcleo em uma reação bem parecida com um reator atômico. O que vem a seguir é a transformação do hidrogênio em hélio, o que produz 40 milhões de megatons de energia por segundo.

Que aconteceria se o sol explodisse? Se o Sol explodisse, as ondas de calor não seriam fortes o suficiente para destruir todo o planeta de uma só vez: o lado que estivesse virado para o Sol, no caso, fritaria imediatamente.

"A fonte de energia do Sol é uma reação chamada fusão nuclear, na qual quatro núcleos de hidrogênio são convertidos em um núcleo de hélio. "Nessa reação há excesso de massa de hidrogênio com relação ao núcleo final de hélio.

11,2 km/s

Desconsiderando-se a ação da resistência do ar, a velocidade de escape da Terra é de cerca de 11,2 km/s, aproximadamente 40.000 km/h.