Qual anestesia para cirurgia robótica?

Perguntado por: rcaldeira6 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

A anestesia geral é a técnica anestésica de escolha na cirurgia robótica. Essa é a etapa de colocar o paciente para dormir. Após a indução, os olhos devem ser fechados e cobertos (ou seja, com fita adesiva ou curativo adesivo transparente) para evitar danos à córnea.

A anestesia geral é indicada para cirurgias em qualquer parte do corpo. Veja como funciona cada tipo de anestesia geral: Anestesia geral inalatória: a substância anestésica é vaporizada para que o paciente possa aspirar o medicamento.

A cirurgia robótica é uma operação assistida por robôs. É uma técnica minimamente invasiva, em que todas as manobras são conduzidas pelo cirurgião e executados através do robô, com controle de movimentos feito por meio de joysticks.

As vantagens são que o procedimento é minimamente invasivo, mais preciso e com um tempo menor de internação e recuperação dos pacientes. As desvantagens são que a cirurgia ainda é muito cara, sem cobertura dos planos de saúde, além da escassez de profissionais qualificados.

Pós-operatório da Cirurgia Robótica
No geral, o paciente precisa ficar apenas 24 horas internado. Já a sonda permanece por mais 7 dias, em média (enquanto que no método tradicional são 14 dias). Nos primeiros 15 dias é recomendado repouso parcial e afastamento do trabalho.

PROCEDIMENTO TOTALMENTE GRATUITO
No Hospital de Amor, a cirurgia robótica para câncer de pulmão passou a ser oferecida de forma gratuita, através do SUS (Sistema Único de Saúde).

A cirurgia robótica, como uma evolução da videolaparoscopia, segue a mesma lógica: pequenas incisões para dar acesso aos instrumentos, junto a uma microcâmera que transmite as imagens em alta resolução em uma tela. Porém, a maior diferença é que o cirurgião realiza o procedimento distante da mesa de cirurgia.

De maneira geral, o valor da cirurgia robótica varia entre R$30 e R$40 mil. Entretanto, alguns convênios permitem que o paciente possa fazer a cirurgia com praticamente nenhum custo.

Tipos de anestesia

  1. Anestesia local. ...
  2. Anestesia plexular. ...
  3. Anestesia geral. ...
  4. Anestesias espinhais.

5 tipos de anestesia

  1. Anestesia local. Entre os tipos de anestesia, a anestesia local é o procedimento mais comum, usada para bloquear a dor em pequenas regiões do corpo. ...
  2. Anestesia regional. ...
  3. Anestesia geral. ...
  4. Anestesia espinhal. ...
  5. Anestesia plexular.

De acordo com Viviane, a potência da bupivacaína é quatro vezes mais forte que a da lidocaína. No corpo, o efeito começa entre seis a oito minutos.

O uso de robôs torna a cirurgia menos invasiva e permite melhor visualização do órgão operado; além disso, a técnica causa menos traumas nos tecidos humanos. A máquina fornece ao médico uma imagem em três dimensões do local da cirurgia, podendo ser aumentada em até dez vezes.

São Paulo

  • IOV.
  • Oncologia D'Or Anália Franco.
  • Oncologia D'Or Hospital São Luiz Osasco.
  • Oncologia D'Or Morumbi.
  • Oncologia D'Or Santo André
  • Oncologia D'Or São Bernardo.

As principais vantagens da cirurgia robótica, em comparação ao método convencional, são:

  • Maior precisão;
  • Menores incisões;
  • Diminuição dos riscos de sangramentos e infecções;
  • Recuperação mais rápida;
  • Menor tempo de hospitalização.

A cirurgia robótica é indicada principalmente para os procedimentos cirúrgicos que exigem atenção a detalhes. Por isso, é recomendada para as cirurgias mais complexas, embora possa ser realizada também naquelas mais simples.

Para pacientes portadores dos seguintes convênios: Affego, Amil, AGMP – SAMP, Assefaz, Bradesco, Saúde Caixa, Cassi, Casembrapa, GEAP, Omint, Postal Saúde, Petrobras, Unimed Seguros e Central Nacional Unimed, é possível uma redução média de mais de 50% dos custos para o tratamento particular, por via robótica.

Segundo a resolução da CFM, para realizar esse tipo de cirurgia, é obrigatório o médico ter Registro de Qualificação de Especialista (RQE) no Conselho Regional de Medicina na área cirúrgica relacionada ao procedimento. E, além disso, devem possuir treinamento específico em cirurgia robótica.

A cirurgia de próstata robótica dura entre 2 a 4 horas. O cirurgião fará de 4 a 6 pequenas incisões (de até 3 cm) na parte do abdome abaixo e ao redor do umbigo, para a instalação das pinças acopladas aos braços robóticos. No pós operatório, o paciente terá dieta leve liberada e será estimulado a sair da cama.