Qual a diferença entre a cirurgia robótica é a laparoscopia?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

A cirurgia robótica é realizada por meio de pequenas incisões feitas no corpo do paciente, exatamente como acontece em procedimentos realizados por meio de laparoscopia. A diferença é que agora são introduzidos os braços do robô com os instrumentos cirúrgicos e a câmera.

As vantagens são que o procedimento é minimamente invasivo, mais preciso e com um tempo menor de internação e recuperação dos pacientes. As desvantagens são que a cirurgia ainda é muito cara, sem cobertura dos planos de saúde, além da escassez de profissionais qualificados.

Laparoscopia e a videolaparoscopia referem-se ao mesmo procedimento. É uma cirurgia minimamente invasiva na qual são realizadas pequenas incisões abdominais, normalmente de 5 a 10 mm. O cirurgião opera com o auxílio de um monitor onde a imagem é projetada.

O uso de robôs torna a cirurgia menos invasiva e permite melhor visualização do órgão operado; além disso, a técnica causa menos traumas nos tecidos humanos. A máquina fornece ao médico uma imagem em três dimensões do local da cirurgia, podendo ser aumentada em até dez vezes.

A cirurgia robótica é indicada principalmente para os procedimentos cirúrgicos que exigem atenção a detalhes. Por isso, é recomendada para as cirurgias mais complexas, embora possa ser realizada também naquelas mais simples.

A cirurgia por via laparoscópica é uma abordagem cirúrgica minimamente invasiva, com menor traumatismo cirúrgico. Trata-se de uma forma mais avançada de prostatectomia, menos agressiva do que a tradicional.

A cirurgia para remover a próstata teve o maior impacto negativo sobre a função sexual e a incontinência urinária, enquanto os homens no grupo de radiação tendiam a ter mais problemas intestinais após o tratamento do que os dos outros grupos.

São Paulo

  • IOV.
  • Oncologia D'Or Anália Franco.
  • Oncologia D'Or Hospital São Luiz Osasco.
  • Oncologia D'Or Morumbi.
  • Oncologia D'Or Santo André
  • Oncologia D'Or São Bernardo.

A anestesia geral é a técnica anestésica de escolha na cirurgia robótica. Essa é a etapa de colocar o paciente para dormir. Após a indução, os olhos devem ser fechados e cobertos (ou seja, com fita adesiva ou curativo adesivo transparente) para evitar danos à córnea.

PROCEDIMENTO TOTALMENTE GRATUITO
No Hospital de Amor, a cirurgia robótica para câncer de pulmão passou a ser oferecida de forma gratuita, através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Os riscos da cirurgia robótica são os mesmos que o da cirurgia convencional ou laparoscópica. A idade do paciente não é um impeditivo, se o risco cirúrgico não for alto. Cirurgias prévias no abdome podem dificultar um pouco o acesso robótico, mas depende da cirurgia prévia, mesmo assim não é um impeditivo.

Se você quer uma cirurgia por videolaparoscopia daí sim, é necessário entubar porque é anestesia geral. Entretanto se for hérnia convencional (aberta) dai não precisa entubar não, porque a anestesia é na coluna. Há ainda aqueles que preferem fazer só anestesia local em caso de grande risco e com leve sedação.

Como é a anestesia para videolaparoscopia? O anestesista pode usar a anestesia regional ou combinar com a geral. Ainda assim, a anestesia geral é a mais adotada, pois elimina o desconforto causado pelo pneumoperitônio e pelas mudanças de posição que é necessário submeter o paciente.

Ela não é indicada em casos de gravidez avançada, pessoas com obesidade mórbida ou gravemente debilitadas. Outros casos de contraindicação podem ser pontuados: tuberculose no peritônio, câncer na região do abdômen, massa abdominal volumosa, peritonite ou quando não é possível aplicar anestesia geral.

A anestesia é do tipo geral e em alguns casos pode ser combinada com a raquianestesia, para diminuir a chance de dor no pós-operatório. A cirurgia de próstata robótica dura entre 2 a 4 horas.

Quanto tempo demora uma cirurgia robótica da próstata? Antes da cirurgia, deve-se levar em conta o tempo de preparação para o procedimento, que inclui um período de jejum. Após esse tempo é feita a internação do paciente. Mas, o procedimento em si, salvo em caso de complicações, pode durar entre 2 a 4 horas.

Pós-operatório da Cirurgia Robótica
No geral, o paciente precisa ficar apenas 24 horas internado. Já a sonda permanece por mais 7 dias, em média (enquanto que no método tradicional são 14 dias). Nos primeiros 15 dias é recomendado repouso parcial e afastamento do trabalho.

Quais os principais tipos de cirurgias robóticas

  • Urologia;
  • Cardio-cirurgia;
  • Cirurgia torácica;
  • Cirurgias ginecológicas;
  • Cirurgias pediátricas;
  • Cirurgias de cabeça e pescoço;
  • Cirurgia geral.

De maneira geral, o valor da cirurgia robótica varia entre R$30 e R$40 mil. Entretanto, alguns convênios permitem que o paciente possa fazer a cirurgia com praticamente nenhum custo.