Qual animal é criado na suinocultura?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

suínos

A suinocultura é a criação de suínos para produção de alimentos e seus derivados, para que a criação seja o bastante para o consumo nacional e ainda para exportação, o Brasil tem uma cadeia produtiva extremamente organizada e focada na qualidade de carne e outros produtos provenientes dos suínos.

Dentro das diferentes regiões, os sistemas de exploração de suínos são definidos conforme o manejo adotado e podem ser classificados em 4 tipos: Sistema Extensivo ou a Solta; Sistema Semi-Extensivo; Sistema Intensivo de Suínos Criados Ao Ar Livre (SISCAL) e Sistema Intensivo de Suínos Confinados (SISCON).

Nos últimos anos, os suinocultores (junto a órgãos de pesquisa como a EMBRAPA) desenvolveram inúmeras tecnologias que ampliaram consideravelmente a qualidade da carne suína brasileira e, também, a produtividade dos sistemas de criação.

RAÇAS SUÍNAS: No Brasil, atualmente, as principais raças de suínos utilizadas são Landrace, Large White e Duroc, sendo que mais de 90% da composição racial dos suínos de abate baseia-se nessas três raças. Outras raças que têm sido utilizadas em menor escala são Pietran, Hampshire e Wessex.

A suinocultura é um dos ramos mais lucrativos da pecuária. A carne suína é, hoje, a mais consumida em todo o mundo, e o Brasil vem se consolidando como um dos maiores produtores globais dessa proteína. Com isso, é fácil concluir que a suinocultura tem uma grande importância econômica e social.

Além de carne, o animal fornece banha, couro e seus dejetos podem ser aplicados como adubo em lavouras.

Podemos definir então, como suínos, uma forma melhorada, tanto genética como nutricionalmente dos porcos. Está aí a diferença. Diferença esta, que transformou em muito o sabor da carne. Os porcos, possuem sabor exótico, e tudo o que é feito usando sua carne, é muito mais saboroso.

Atualmente, existem dez espécies de porcos selvagens, incluindo javalis e porcos pigmeus, e cerca de 80 raças de porcos domesticados, mas todos os porcos têm necessidades básicas e comportamentos semelhantes.

Pecuária, termo de origem latina que significa “criação de gado”, é uma atividade de fundamental importância para a humanidade. Seu objetivo é a criação de animais para fins econômicos e para o consumo.

- Cachaço ou varrão: macho adulto, que é utilizado para a reprodução, seja para a monta natural, seja para a coleta de sêmen para inseminação artificial; - Leitegada: conjunto de leitões nascidos, criados e desmamados de uma mesma porca.

Sistema orgânico de criação de porcos.

Suinocultura: fases de engorda, manejo e gestão de granjas suínas - Granter.

As categorias produtivas dos suínos
As fases produtivas dos suínos após o desmame são a creche, o crescimento e a terminação.

A suinocultura é a criação de suínos para produção de alimentos e seus derivados, para que a criação seja o bastante para o consumo nacional e ainda para exportação, o Brasil tem uma cadeia produtiva extremamente organizada e focada na qualidade de carne e outros produtos provenientes dos suínos.

  • Kunekune
  • Duroc
  • Porco vietnamita
  • Hampshire
  • Porco preto ibérico
  • Mangalitsa

Conheça as principais raças de suínos para a suinocultura

  • Landrace. Essa é uma das raças mais produzidas no Brasil. ...
  • Large White. Essa raça apresenta bom ganho de peso diário e bom rendimento da carcaça. ...
  • Duroc. Sua principal vantagem é o grande ganho de peso diário. ...
  • Pietrain. ...
  • Hampshire.
  • Mamíferos
  • Sarcopterygii