Qual Anti-inflamatório para a menstruação?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4 / 5 14 votos

Os AINES mais indicados para o controle da cólica menstrual são o ibuprofeno e o ácido mefenâmico (mais conhecido como Ponstan®).

Os anti-inflamatórios são os remédios mais indicados pelos médicos para o tratamento de cólicas menstruais, pois eles têm como princípio ativo componentes que amenizam as dores.

Existem duas maneiras de diminuir o fluxo menstrual: por meio de medicamentos, ou pelo uso de contraceptivos hormonais. Segundo a dra. Rebeca, medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a controlar o fluxo. Eles são vendidos em qualquer farmácia, mas você nunca deve utilizá-los sem recomendação médica.

Diminuindo ou interrompendo o fluxo. Tome Ibuprofeno. Tome uma dose três ou quatro vezes por dia, tomando cuidado para não exceder o máximo de dosagem dentro do período de 24 horas. Para a maioria das mulheres, esse remédio ajuda a amenizar a dor, e pode reduzir o fluxo menstrual em aproximadamente 50%.

O Primosiston é um remédio indicado para interromper o sangramento do útero ou para antecipar ou atrasar a menstruação, pois contém dois hormônios na sua composição, a noretisterona e etinilestradiol, que são capazes de impedir a ovulação e a produção hormonal.

A dose diária recomendada de um prontamente disponível de drogas anti-inflamatório não esteróide, Diclofenaco de Potássio, é eficaz no alívio da dor menstrual e restaurar o desempenho físico a níveis alcançados quando as mulheres estavam na fase folicular tardia (sem menstruação, sem dor) fase do ciclo menstrual ciclo.

A nimesulida é um medicamento com ação anti-inflamatória, analgésica (para tratar a dor) e antipirética (que combate a febre). É indicado para tratamentos de dores agudas, osteoartrite dolorosa e cólicas menstruais muito intensas.

A cólica menstrual é sempre incômoda e pode durar de 1 a 3 dias durante a menstruação e, neste caso, o ibuprofeno pode ser usado para aliviar a dor provocada pela contração do músculo do útero e a inflamação devido a produção de substâncias inflamatórias como a ciclooxigenase, por exemplo.

Cólica menstrual
Cólicas menstruais intensas podem ser aliviadas com uso de nimesulida, já que o remédio tem ação analgésica.

Methergin® é utilizado na obstetrícia:
Para tratar a involução incompleta do útero (útero dilatado devido ao muco, sangue e restos de tecido que não podem ser eliminados), loquiometria e sangramento pós-parto.

A crença é antiga: bastaria misturar duas colheres de sopa de açúcar refinado em um copo de água, que a receita seria capaz de diminuir e até interromper o fluxo menstrual. Contudo, especialistas afirmam que a ideia não passa de mito, e não foram encontrados estudos ou evidências científicas que comprovem o fato.

Existem medicações que podem ajudar a parar o sangramento como os anti-fibrinolíticos e anti-inflamatórios. Algumas medicações podem ajudar a evitar a recidiva do sangramento. Converse com o seu médico. Agende uma consulta.

Administrou-se 40mg de piroxicam (2 cápsulas) durante dois ciclos menstruais consecutivos, em dose única diária nos 2 primeiros dias do fluxo menstrual ou no início da dor, e 20mg (1 cápsula) no 3º, 4º e 5º dias, caso necessário.

Boa tarde. Anti-inflamatórios esteroides (corticoides) ou não esteroides não interferem no ciclo menstrual.

Piroxicam é um medicamento anti-inflamatório. Pode auxiliar na dor e cólica menstrual. Não pode ser tomado durante a gravidez. Não faz atraso menstrual.

O meloxicam é um anti-inflamatório, não tem ação hormonal. Ele não interrompe a menstruação.