Qual árvore não tem muita raiz?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

O manacá da serra é uma árvore muito conhecida e usada em projetos de paisagismo residencial e urbano, principalmente pelo motivo de não ter raízes agressivas e ser perfeita para a decoração do jardim. Suas flores são brancas, e mudam a coloração gradativamente para rosa até atingir a tonalidade lilás.

Quais as árvores mais indicadas para o seu jardim?

  1. Árvores de Ipê-de-jardim. Esta é uma árvore bonita e charmosa, com perfume sem igual. ...
  2. Árvore de Noivinha. ...
  3. Escova-de-garrafa. ...
  4. Acácias Mimosas. ...
  5. Quaresmeira. ...
  6. Árvores Magnólias.

Se houver necessidade de reduzir o comprimento de um galho maior, faça a poda junto a um galho secundário ou a uma gema. Cortes realizados entre gemas ou galhos podem resultar no apodrecimento do caule, na produção de brotos e em crescimento desordenado. Pequenos galhos podem ser cortados com tesouras de poda manual.

Árvore mutambo

Árvore mutambo.
O seu crescimento é rápido e pode chegar até 30 metros de altura. Seu desenvolvimento no campo pode alcançar de 4 a 5 metros em dois anos. As áreas úmidas são as preferidas desta espécie, sendo bastante usada para arborização. Habita no bioma Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

O avanço indiscriminado sobre a mata já levou o País a criar uma lista de espécies protegidas por lei federal, sendo proibido o seu corte. Nessa lista estão a Castanheira, a Seringueira e o Mogno.

Ipê-amarelo

O Ipê-amarelo é uma das árvores nativas do Brasil mais conhecidas, considerada por muitos a mais bonita. Seu nome científico tem origem no tupi-guarani.

É incomum que as árvores tenham raízes mais profundas do que 2m, embora excepcionalmente algumas raízes, com poucos milímetros de diâmetro, possam se estender até 5m ou mais, solo adentro. A maioria das raízes fica perto da superfície, 90% ou mais delas estão localizadas nos 60cm superiores.

Armoracia rusticana

Armoracia rusticana (raiz-forte).
...
Armoracia rusticana.

A enorme Banyan, também conhecida como figueira-de-bengala, possui raízes que emergem do solo e aparentam diversos troncos juntos. Quando falamos em árvores gigantes, logo pensamos em sequóias, castanheiras e jequitibás que ultrapassam os 30 metros de altura.

ipês

Os ipês (Tabebuia sp) são árvores de grande porte e com raízes profundas, mas que não danificam o local, por isso está entre boas opções de árvores para plantar na calçada. São muito utilizados na arborização urbana de avenidas, parques e praças. Outra vantagem é que exigem poucos cuidados e manutenção.

A Helicônia é uma planta tropical que produz flores espetaculares e ornamentais, amplamente utilizada por paisagistas, pois tem a característica de florescer durante o ano todo. Esta planta produz muitas inflorescências, sempre pendente seu comprimento pode variar de acordo com o número de flores no caule.

glicínia

Considerada a árvore mais bonita do mundo, a glicínia (também conhecida pelo seu nome em inglês, wistéria) de 144 anos torna o céu do parque japonês Ashikaga Flower Park em uma mistura de rosa e púrpura.

Como Matar a Raiz de uma Árvore

  1. Eliminando apenas as raízes invasivas.
  2. Tirando raízes do sistema de esgoto.
  3. Removendo o toco ou a árvore fisicamente.
  4. Aplicando herbicida na árvore ou no toco.
  5. Passando herbicida no tronco.

O ideal é que o vaso seja posicionado em local onde as mudas possam receber ao menos 4 horas de luz diária. Outra dica importante de como fazer mini árvore frutífera está na adubação. Opte por adubos de liberação lenta e ricos em fósforo que os mesmo duram em média 3 meses.

Rúcula, chicória, rabanete, alface, agrião, couve-de-bruxelas, acelga, beterraba, espinafre e ervilhas são ótimas opções para lugares onde o sol não está presente”.

“Outra maneira de promover a sombra e criar ambientes aconchegantes no jardim, é usar coberturas, como pérgolas, bangalôs e tendas. Podemos incorporar nestas estruturas trepadeiras de flores ou de frutas para criar um ambiente ainda mais rico em natureza”, comenta a arquiteta.