Qual cidade é o maior produtor de soja?

Perguntado por: aevangelista3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Os municípios de Jataí (GO) e Sorriso (MT) são os maiores produtores brasileiros, respectivamente, de milho e soja.

1º lugar: Grupo Bom Futuro – 583 mil hectares
o Grupo Bom Futuro, o maior produtor agrícola do país na atualidade e que tem como carro-chefe a soja, totalizando uma produção aproximada de 1,3 milhão de toneladas por safra.

Os municípios de Jataí (GO) e Sorriso (MT) são os maiores produtores brasileiros, respectivamente, de milho e soja.

Com uma produção de 58 milhões de toneladas, o Mato Grosso lidera o ranking, seguido pelo Paraná, com 41,5 milhões de toneladas. Rio Grande do Sul e Goiás produziram 33,5 milhões de toneladas e 22 milhões, respectivamente.

Soja em números (safra 2021/22)

  • Soja no mundo. Produção: 355,588 milhões de toneladas. ...
  • Soja no Brasil. Produção: 123.829,5 milhões de toneladas. ...
  • Soja nos EUA. Produção: 121,528 milhões de toneladas. ...
  • Mato Grosso (maior produtor brasileiro de soja) Produção: 39.961,1 milhões de toneladas. ...
  • Paraná ...
  • Rio Grande do Sul. ...
  • Goiás.

Mato Grosso

#1º Mato Grosso - R$ 195,2 bilhões
O Estado é o maior produtor do Brasil. Lidera a produção nacional de soja e milho e é dono do maior rebanho do país. Sozinha, a produção de soja tem um valor de R$ 97,5 bilhões e é a principal atividade agropecuária do Estado.

Liderando este ranking, o Brasil é o primeiro maior produtor de soja do mundo, produzindo cerca de mais de 123 milhões de toneladas. Além do destaque como produtor, também ocupa o primeiro lugar como maior exportador desse grão.

Liderando o ranking temos o Rei da Soja, o Grupo Bom Futuro, liderado pelo Eraí Maggi. Seguido por 4 outros grandes grupos do setor. O segundo colocado do ranking é a SLC Agrícola, uma empresa com grande destaque no mundo dos grãos, sozinha ela possuí mais de 448 mil hectares plantadas.

O proprietário do grupo é José Batista Sobrinho Júnior, filho de José Batista Sobrinho – fundador da JBS.

Apenas uma das suas propriedades, a Fazenda Itamarati Norte localizada em Mato Grosso, foi comprada em 2018 pela família Maggi e possui uma área de 110 mil hectares, com direito a onze pistas para pouso de aviões.

André Antonio Maggi, 70, o novo rei da soja, é a antítese de Olacyr de Moraes, seu antecessor no trono de maior produtor do grão no Brasil. É avesso a badalações e tem um estilo de vida simples. Sempre em mangas de camisa, ele passa 2/3 do mês em Sapezal (MT), onde além de empresário é também o prefeito.

município de Santa Rosa

O Plenário aprovou e seguiu para sanção presidencial o projeto (PL 5647/2019) confere ao município de Santa Rosa (RS) o título de “Berço Nacional da Soja”. A leguminosa foi levada para Santa Rosa em 1914 e se adaptou bem às condições do clima e solo da região.

A região sudeste é considerada a região mais forte economicamente. Ela reúne São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O Sudeste se destaca, no agropecuário, pela produção de cana-de-açúcar e de carne bovina. Cerca de 50% da cana brasileira é produzida ali.

O Paraná é o segundo maior produtor de soja no País, com previsão de colher 20,7 milhões de toneladas na atual safra. Isso representa 14% da produção nacional que, por sua vez, responde por quase 40% do que é produzido da oleaginosa no mundo.

Dentre os principais municípios produtores de soja no Nordeste, destacam-se: São Desidério, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, todos localizados na Bahia, que juntos são responsáveis por 75% da produção deste Estado e 42,7% da região Nordeste (IBGE, 2010).

Os maiores produtores de milho brasileiros são (na ordem): Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, que deverá superar Goiás, na atual safra, e Minas Gerais. A produção do Mato Grosso é superior, inclusive, à das demais regiões do País, se consideradas isoladamente. A colheita foi finalizada, com alta produtividade.

O Brasil apresenta condições favoráveis para o desenvolvimento da cultura como clima e solo. Atualmente, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás são os maiores produtores de soja do país. A topografia das áreas produtoras do grão também possibilita a mecanização total da cultura.