Qual país é o maior produtor de Cana-de-açúcar do mundo?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Brasil

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e, na safra 2020/21, foi responsável pela produção de 654,5 milhões de toneladas destinados à produção de 41,2 milhões de toneladas de açúcar e 29,7 bilhões de litros de etanol1.

Brasil

Surpreendendo a poucos, o maior produtor de café do mundo segue sendo o Brasil, número 1 tanto na produção quanto na exportação. Segundo dados e números do Sumário Executivo do Café, de abril de 2022, a produção cafeeira no Brasil para o ano está estimada em cerca de 55,7 milhões de sacas de 60kg.

Quatro países - que juntos representam 50,3% dessa produção - despontaram como maiores produtores de sal, ou seja: EUA (21,6%), China (14,3%), Alemanha (7,5%) e Índia (6,9%).

Os árabes introduziram seu cultivo no Egito no século X e pelo Mar Mediterrâneo, em Chipre, na Sicília e na Espanha. Credita-se aos egípcios o desenvolvimento do processo de clarificação do caldo da cana e um açúcar de alta qualidade para a época.

região sudeste

A região sudeste destaca-se dentre as demais como sendo a maior produtora da cana- de-açúcar, conforme Figura 1, com um montante de aproximadamente 37 bilhões de toneladas produzidas no ano de 2017.

Os 5 maiores produtores agrícolas do mundo são China, Estados Unidos, Brasil, Índia e Rússia. Estas potências agronômicas têm investido em diferentes tecnologias, o que tem garantido o aumento significativo e a diversificação da produção do campo nas últimas décadas.

Dentre os países que produzem mais alimento, a China foi de longe o principal produtor agrícola de 2020. Do seu resultado de US$ 1,56 trilhão, US$ 1,5 trilhão foi de comida. A produção agrícola inclui alimentos e outros produtos, como seda, lã e tabaco.

Os principais produtores mundiais de feijão são: Mianmar, Índia, Brasil, China, Tanzânia, Uganda, Estados Unidos, México, Quênia e Burundi (FAOSTAT, 2021). Os maiores importadores são Índia, China, Bangla- desh, Estados Unidos e Egito (Tabela 1). Fonte: FAOSTAT (2021).

Índia e China
A Índia ocupa o topo dentre os países que mais produzem leite, representando mais de 22% da produção total do produto anualmente. A indústria de laticínios indiana é muito fragmentada, com cerca de 70 milhões de fazendeiros de pequena escala cuidando de um pequeno número de vacas e búfalas.

Brasil

Brasil tem liderança mundial na produção de laranja e suco de laranja.

O Ceará é o principal produtor de camarão em cativeiro no Brasil. Com um aumento de 38,3% na produção, o Estado se distanciou do Rio Grande do Norte, estado com a segunda maior produção, e alcançou 33,7 mil toneladas ou 42,9% do total nacional.

Petrobras

Atualmente, o campo de Tupi, da Petrobras, na bacia de Santos, é o principal produtor do país, com produção de 1,17 Mboe/d (milhão de barris de óleo equivalente por dia) em fevereiro. Em seguida, vêm os campos de Búzios (690 mil boe/d), Sapinhoá (232 mil boe/d), Roncador (147 mil boe/d) e Jubarte (141 mil boe/d).

O maior produtor é o Paraná, com previsão de 3,05 mi- lhões de toneladas, seguido do Rio Grande do Sul, com 2,3 milhões de toneladas, representando, juntos, 86% da produção nacional (CONAB, 2020a).

O crescimento do dispêndio de energia e do esforço para cortar mais cana provoca ou a morte dos trabalhadores ou a perda precoce de capacidade de trabalho.