Qual continente concentra o aumento da população mundial na atualidade?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Nesse continente, apenas China e Índia, ambos com mais de 1,3 bilhão de habitantes cada, concentram 36,1% do total de pessoas no planeta. Na sequência está o continente África, cujos 54 países reúnem uma população de 1.340.598.000 habitantes, 17,1% do total mundial.

Segundo o relatório World Population Prospects 2022, da ONU, a Índia desbancará a China como o país mais populoso do mundo. A população mundial vai atingir a marca de 8 bilhões de pessoas nesta terça-feira (15), segundo a ONU e seu levantamento anual World Population Prospects 2022, publicado nesta segunda-feira (14).

A Ásia é o continente mais populoso, com quase 60% do total mundial; A Ásia é também, o continente mais povoado, com quase 80 hab/km2; A Oceania é o continente menos populoso e menos povoado; A Antártida é o continente não habitado (despovoado).

Com cerca de 37,1 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes (a Antártida) possui o menor contingente populacional), correspondendo a apenas 0,5% da população mundial.

Considera-se que o planeta Terra possui seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos. Pelo menos três versões podem ser consideradas.

A cidade mais rica do Brasil é São Paulo, seguida do Rio de Janeiro e de Brasília, todas com PIB superior a R$ 100 bilhões cada. Todos os demais municípios brasileiros têm PIB inferior a 100 bilhões de reais. Guarulhos, com mais de R$ 37 bilhões, é a cidade não-capital mais rica do Brasil.

A cidade mais rica do mundo e que concentra o maior número de milionários é Nova Iorque, com um total de 345.600 ricos. Em termos de países, os EUA são líderes em destaque, reunindo cinco cidades entre as 10 primeiras e um total de seis entre as 20 com mais milionários.

O mundo é atualmente formado por 193 países reconhecidos internacionalmente.

A Ásia concentra 59,5% de toda a população mundial.
Nesse continente, apenas China e Índia, ambos com mais de 1,3 bilhão de habitantes cada, concentram 36,1% do total de pessoas no planeta.

Em resumo, “Ásia” é sinônimo de “leste”. Europa também teria vindo do acádio – língua falada na atual Turquia por volta de 1000 a.C. No caso, de erebu, que denota a terra onde o Sol se põe. Em resumo, “Europa” é o oposto de “Ásia”, e corresponde ao oeste.

O Brasil está localizado em um continente chamado América do Sul. Ele faz divisa com outros 10 países diferentes. Assim, as fronteiras do nosso país só não estão localizadas ao lado de dois países da América do Sul: Chile e Equador.

É muito difícil definir com precisão qual foi o primeiro país a aparecer no mundo. Japão e China sempre surgem em pesquisas relacionadas ao tema por causa de sua vasta história ao longo do tempo, mas muitos estudiosos apontam a República de San Marino, na Europa, como a nação mais antiga.

Em 2011, o Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão e tornou-se o país mais jovem do mundo.

A Antártida é o continente mais frio, seco e ventoso da Terra, e isso explica por que é o único sem uma população nativa.

O Oceano Pacífico é o maior de todos os oceanos. O Pacífico é o oceano que tem mais ilhas. Por exemplo: a Ilha de Páscoa e o Hawaii.

O planeta possui quatro oceanos diferentes, sendo eles: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Ártico.

Até poucos anos atrás, em todo o mundo, acreditava-se que existiam apenas sete continentes no planeta: Ásia, América do Norte, América do Sul, África, Antártica, Europa e Oceania. No entanto, o holandês Abel Tasman, em 1642, “descobriu” uma parte do oitavo continente, que se chama Zealandia ou Tasmantis.

O Município de Marau ficou em primeiro lugar no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana. A pesquisa avalia, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a forma como cada município brasileiro destina o lixo sólido.