Por que os europeus utilizam a palavra descobrimento para contar a história de sua chegada em nosso continente?
Quando a palavra descobrimento é utilizada para contar a História das conquistas empreendidas pelos europeus, dá a entender que esses tinham o direito de estar nesses lugares – a América, a África e a Ásia –, já que teriam sido os primeiros a chegar.
Por que a palavra descobrimento e errado quando se trata da chegada dos europeus na América?
O uso do termo “descobrimento” para fazer-se menção à descoberta da América foi, e ainda é, arduamente debatido pelos historiadores. A maioria deles considera que o uso do termo “descobrimento” não é apropriado, uma vez que a expedição de Cristóvão Colombo não estava à procura de novas terras, mas sim da Ásia.
E certo usar o termo descobrimento do Brasil?
"Achamento e descobrimento são praticamente a mesma coisa e não refletem o que aconteceu porque quem achou o Brasil foram os índios, não os portugueses. O mais correto é usar conquista ou invasão", defende Ana Filipini, coordenadora de história do curso Pré-Universitário e do Colégio La Salle.
Porque o uso da palavra descobrimento do Brasil deveria se evitada?
A palavra descobrimento, empregada com relação a continentes e países, é um equívoco e deve ser evitada. Só se descobre uma terra sem habitantes; se ela é ocupada por homens, não importa em que estágio cultural se encontrem, já existe e não é descoberta. Apenas se estabelece seu contato com outro povo.
O que significa dizer que os portugueses descobriram o Brasil?
O descobrimento do Brasil aconteceu no dia 22 de abril de 1500. O momento foi resultado das grandes expedições marítimas que estavam sendo feitas pela Espanha e Portugal no Oceano Atlântico com o intuito de encontrar terras repletas de recursos naturais e metais preciosos.
Porque o termo descobrimento é inadequado para fazer referência a chegada dos portugueses ao território brasileiro?
Resposta. Porque não foram os portugueses que descibriram o Brasil,pelo fato de que o Brasil era habitado peos índios ,ou seja,os portugueses apenas encontraram o Brasil,pois o mesmo havia sido descoberto pelos índios .
Porque a palavra descobrimento renovou polémica em Portugal?
Ao nomear, define-se a forma como a história será apresentada ao público. Neste caso, falar em 'descobrimento' representa uma visão histórica eurocêntrica. As terras conquistadas por Portugal já existiam, tinham sua própria história.
Qual é a diferença entre descobrimento e descoberta?
Descoberta = coisa que se descobriu; invento; descobrimento. Descobrimento = acto ou efeito de descobrir o que já existia, mas não era conhecido; descoberta. Achamento = o m. q. achada; invenção; descobrimento; (direito) forma de constituição da propriedade de coisas móveis perdidas por parte de quem as encontrou.
Porque quando falamos da chegada dos portugueses e espanhóis à América podemos falar em invasão e não apenas a colonização?
Resposta: Porque entender que eles vieram civilizar aos bárbaros que aqui viviam, é pensar de forma eurocêntrica e desconsiderar o fato de que os nativos eram os legítimos donos da terra, embora não necessariamente trabalhassem com a categoria de posse privada.
Quem foi o homem que descobriu o Brasil?
A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.
Por que os europeus utilizaram a palavra?
Quando a palavra descobrimento é utilizada para contar a História das conquistas empreendidas pelos europeus, dá a entender que esses tinham o direito de estar nesses lugares – a América, a África e a Ásia –, já que teriam sido os primeiros a chegar.
Como foi a chegada dos europeus ao Brasil?
A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das Grandes Navegações e deu início à presença contínua dos portugueses no território brasileiro. A partir desse acontecimento, iniciou-se a colonização do Brasil, embora os portugueses só tenham tomado medidas efetivas de colonização a partir da década de 1530.
Quem foi que descobriu o continente americano?
Cristóvão Colombo
Aprendi que a América foi descoberta por Cristóvão Colombo no dia 12 de outubro de 1492 quando aportou nas Bahamas.
Por que não se pode dizer que o Brasil foi descoberto?
Na realidade, Portugal não descobriu o Brasil, ele ocupou, invadiu, submetendo dessa maneira diversas nações indígenas. Se o Brasil já possuía uma população indígena, local, não se trata de uma descoberta, e sim de uma conquista.
Qual a cidade que o Brasil foi descoberto?
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (RN) — Onde o Brasil foi descoberto? A resposta está na ponta da língua de todo mundo: Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1500.
Quantos anos tem Brasil 2022?
Em 2022, o Brasil comemora 200 anos de independência. Como parte da história e guardiã da memória do País, a Câmara dos Deputados realiza uma série de eventos desde 2017, como sessões solenes, exposições, concursos e lançamento de publicações, para lembrar fatos importantes que antecederam a data.
Como o Brasil era conhecido antes da chegada dos portugueses?
Antes disso, porém, os nativos – chamados de índios pelos portugueses –, denominavam aquela terra como Pindorama, que em língua tupi significa “terra das palmeiras”.
Qual foi o primeiro nome que os portugueses deram para o Brasil?
Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; Brasil, desde 1527.
Quais são os termos utilizados pelos historiadores na atualidade no lugar de descobrimento?
Da mesma maneira, os historiadores discordam do termo “descobrimento do Brasil”, ainda muito utilizado e trabalhado nas salas de aula, ao passo que já havia uma população nativa no novo território. Assim, o termo que mais se aproxima da historiografia atual é "chegada dos portugueses ao Brasil".
Como seria se os portugueses não tivessem descoberto o Brasil?
“Nossa língua, cultura, organização social, religião e política seriam outras. Mas seríamos explorados do mesmo jeito, já que os produtos tropicais tinham grande valor”, afirma Maria Isabel Fragoso, assessora de história do colégio Albert Sabin.