Qual dia da semana acender vela para Iansã?

Perguntado por: ooliveira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá.

Para começar, acenda a vela de 7 dias dentro de casa e coloque em um lugar alto; Em seguida, coloque um copo com água do lado da vela e faça uma oração para o seu anjo da guarda, pedindo por proteção; Por fim, após os 7 dias, repita o processo e jogue a água fora, se possível, em um vaso ou na grama.

Iansã junto com Xangô vibram na força do fogo, e o vermelho das velas trazem a mensagem do fogo que constrói, transforma e faz crescer, mas que também pode queimar.

Orações para Iansã
Protegei-me eu e minha família contra os maus espíritos, Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada, E que não se apossem da minha luz. Não destruam minha paz de espírito.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia.

Orixá dos fenômenos climáticos, Iansã também é conhecida na Umbanda e no Candomblé como Oyá. A Orixá representa a força dos ventos e o poder da natureza, mostrando sua energia quando a chuva cai dos céus e quando a ventania atravessa os ares.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

Yansã: Coral, que proporciona alegria e sensualidade e combate negatividade.

Nunca se esqueça de colocar 2 copos com água ao lado de uma vela quando esta for para Anjos, Orixás, Santos... O da direita lhe dará energias positivas e o da esquerda levará suas energias negativas.

Segunda-feira - Vela branca.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

Depois do ocorrido, o bolinho de acarajé se tornou uma oferenda à divindade. Mesmo sendo vendido com outras finalidades, a comida é considerada pelas baianas uma comida sagrada, por conta do que aconteceu com Iansã.

Eles já começam se destacando pela aparência física, já que possuem uma postura alongada e imponente. Por serem alegres, fortes e carismáticos, atraem pessoas como as abelhas atraem o mel. Iansã é a Orixá dos fenômenos da natureza. Ela é a força do vento, surge quando o céu se precipita em água e ventania.

As cores de Iansã são o amarelo e o vermelho. As contas de seu cristal podem ser vistas na cor amarela e o cor-de-rosa também é uma das cores que referenciam a Orixá Iansã.

Saudação: Epahei! O maior e mais importante rio da Nigéria chama-se Níger, é imponente e atravessa todo o país. Rasgado, espalha-se pelas principais cidades através de seus afluentes por esse motivo tornou-se conhecido com o nome Odò Oya, já que ya, em iorubá, significa rasgar, espalhar.

Iansã, sua ventania é minha direção, seu raio é minha luz. Meus Orixás, agradeço hoje e sempre pela proteção! Eu acredito no meu Orixá. Se cheguei até aqui foi porque meu pai Ogum não desistiu de mim.

Do iorubá “abalá”, que significa “bolo de arroz”, o abará é um bolinho de feijão-fradinho moído, camarão seco e cebola, temperado com azeite de dendê e pimenta, enrolado em folhas de bananeira e cozido em banho-maria. É oferecido a Iansã e aos orixás Obá e Ibeji.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.