Qual dia da semana é dia de Exu?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

13 de junho

O dia da semana atribuído a Exu é segunda-feira e 13 de junho é seu dia comemorativo. A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.

A segunda-feira é o dia dedicado ao Orixá Exu, advindo da mitologia Iorubá, que tem grande influência na Umbanda.

Para abrir os fins de semana, temos como os orixás do sábado na Umbanda duas entidades poderosas e maravilhosas: Oxum e Iemanjá.

As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca.

Segunda-feira, por exemplo, é dia de Exu e Omolu. Omolu, também chamado de Obaluaiê, é o mais temido dos Orixás, pois comanda as doenças e a saúde, em suas mãos estão a enfermidade e a cura.

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça.

Saudação a Exu
E com os dedos das mãos entrelaçados para baixo respondemos: “Exu é Mojubá” que significa respeito, “eu te respeito Exu”. Quando apontamos aos mãos para baixo, significa que estamos entregando a terra e a Exu as energias mais densas.

A segunda-feira é o dia da semana consagrado a Exu. Suas cores são o vermelho e o preto; seu símbolo é o ogó (bastão com cabaças que representa o falo); suas contas e cores são o preto e o vermelho; as oferendas são bodes e galos, pretos de preferência, e aguardente, acompanhado de comidas feitas no azeite de dendê.

Segundo, EXU é uma entidade astralizada que trabalha para o bem, proteção e dentro da linha justa, portanto, a vela pode ser firmada em qq lugar, desde que com boas vibrações e pensamentos elevados!!!

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

17 de agosto

Projeto de lei do vereador Clàudio Janta (SD) para incluir o Dia do Exu Tranca Ruas das Almas, celebrado anualmente em 17 de agosto, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Xangô

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. Xangô é um dos orixás mais poderosos, deus do raio, do fogo, do trovão.

Oxóssi

dos animais.

Oxalá

Oxalá é o grande orixá da criação e em sua honra os iniciados no candomblé vestem-se de branco todas as sextas-feiras, cumprindo alguns outros resguardos de ordem alimentar e comportamental. A cor é, no entanto, utilizada em muitas outras ocasiões, por diversos motivos.

marafo

O marafo também chamado por marafa (corruptela de malafa) é uma aguardente de cunho religioso, usado principalmente na Umbanda e no Candomblé, muito utilizados em trabalhos e rituais de Umbanda e Candomblé. Atenção: - Imagens meramente ilustrativas.

Peça para que toda a espiritualidade e seres de Luz na Umbanda estejam ali com você, nesse momento, amparando sua firmeza com velas. Acenda, firme-as (ou apenas uma, como preferir) e mentalize suas intenções. Visualize o que deseja como já se já estivesse acontecendo. Faça uma oração de sua preferência, se desejar.

Ogum

Terça-Feira é dia dos Orixás Ogum e Oxumaré. Orixá Ogum é símbolo de luta e conquistas. Tem um dos mais fortes sincretismos, representado por São Jorge, também destemido guerreiro e que nunca abandonou sua causa.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade.