Qual o Dia do Exu caveira?

Perguntado por: sneves . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 2 votos

dia 14 de novembro

Pelo exposto, propõe-se o dia 14 de novembro como o Dia do Exu João da Cruz, da linha de Exu Caveira.

Esta foi a origem dos 49 exus da linha de Caveira, constituída por todos os homens e mulheres que naquele dia desencarnaram.

Maria Caveira é uma Pomba Gira que faz parte da falange dos Caveiras, logo trabalha no cemitério na linha de Obaluaê/Omulu.

A segunda-feira é o dia dedicado ao Orixá Exu, advindo da mitologia Iorubá, que tem grande influência na Umbanda.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Atualmente mora em Sorocaba, no interior paulista, onde faz graduação em pedagogia pela Unicid e frequenta a Sociedade Espírita de Umbanda Bom Pastor..

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Por exemplo, um Exu Caveira pode gostar de receber um padê de farinha de milho, com azeite de dendê e um bife de porco refogado no Azeite de Dendê.

Os filhos de Exu são pessoas muito ligados ao sexo. São sensuais, amantes intensos, que exercem grande atração sexual por onde passam. Apesar de normalmente não serem tão belos como os filhos de Oxum, eles possuem um magnetismo natural e uma boa lábia, capaz de conquistar muitos corações.

Médiuns dos Caveiras são bons chefes de família, bons pais e bons esposos, comilões sem nunca engordar, brincalhões, sentimentais, são o tipo de pessoa que gosta de ajudar os outros, são capazes de tirar a própria roupa no meio da neve e doar ao necessitado.

O Reino dos Exus é o local que desperta mais curiosidade no Santuário Nacional da Umbanda. Destinado ao povo de esquerda, o Reino localiza-se na encruzilhada que leva ao Vale dos Orixás®. Exu é a figura mais incompreendida na Umbanda, a que desperta mais temor e ao mesmo tempo mais admiração de todos.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

Exu Caveira – De Padre a Guardião da Calunga revela a trajetória desse homem, do seu nascimento ao seu desencarne; do despertar para o mundo espiritual até se tornar um Exu de Lei e, posteriormente, um Guardião do cemitério (calunga).

Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido. No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).

Selecione a opção de Coloridas: Amarela.

Exu costuma ser honrado nesse processo, mas também, em ocasiões específicas de oferenda, em que se lhe dá cachaça/aguardente, licor de canela, ou mesmo cidra e champanhe.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

"Salve Seu Exú Caveira, Senhor das encruzilhadas e nosso amigo protetor nas noites escuras desta vida. Laroyê, Seu Exú Caveira! ...

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.