Qual doce pode comer no Pós-cirúrgico?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Os flavonoides são anti-inflamatórios e anti-hemorrágicos, auxiliam o organismo na recuperação pós-operatória. Além disso, eles são antioxidantes e antialérgicos, mais dois bons motivos que comprovam que pode comer chocolate com pontos.

Outras opções que sejam fontes de vitamina A podem compor a sua alimentação depois de uma cirurgia plástica como abóbora, milho, caju, mamão, batata-doce, manga e goiaba.

Boa tarde. Nao ha restrições após cirurgia quanto a alimentação, salvo se voce tiver intolerância ou alergias.

Não há contraindicações para comer pudim pós cirurgia.

Laticínios, frituras e alimentos ricos em gordura (como o abacate), frutos do mar (como mariscos e caranguejo) e o chocolate ao leite também devem ser evitados.

Sorvete alivia e previne problemas logo após o procedimento
É que a temperatura baixa fará com que os vasos sanguíneos reduzam de tamanho, transportando menos líquido e diminuindo o risco de edema e possíveis sangramentos.

Para auxiliar numa boa cicatrização, a recomendação é ingerir mais carnes, cereais, fígado e derivados de leite, que são ricos em zinco. Ingerir carne vermelha e branca, leite com cereais matinais (com pouca adição de açúcar) podem ser interessantes para acrescentar na dieta do pós-operatório.

Nos primeiros dias, após a cirurgia, o paciente só poderá beber líquidos claros. Depois, pode começar a ingerir outros líquidos, como: caldos, sucos sem açúcar, chá ou café descafeinado, leite (desnatado ou 1%), gelatina ou picolés sem açúcar.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

pode comer sim, sem problemas.

Frutas cítricas

Frutas cítricas são ricas em vitamina C, têm potencial cicatrizante e anti-inflamatório. Quando se trata de fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações, as frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi, acerola, ameixa e kiwi, funcionam como grandes aliadas.

Use o ovo como fonte de proteína
Um ovo grande contém: Vitamina B12; Vitamina B2; Vitamina A; Vitamina B5; Selênio. Os ovos de galinha são fontes de proteína que favorecem a reconstrução dos tecidos perdidos durante a cirurgia.

Sementes de girassol, avelã ou amendoim melhoram a qualidade da pele formada, pois possuem vitamina E. Enquanto os alimentos que citei acima são aliados no pós-operatório, outros devem ser evitados, principalmente enquanto o paciente ainda estiver com os pontos pois atrapalham a cicatrização.

Com ação anti-inflamatória, as castanhas e as nozes são benéficas para o processo de cicatrização. Contam com gorduras boas e zinco em sua composição, o que promove a regeneração da pele. Por isso, inclua esses alimentos em sua dieta de forma balanceada, equilibrando o consumo com as outras opções já citadas acima.

Bolachas, bolos, tortas, salgadinhos e outros alimentos precisam ser evitados, para que os órgãos digestivos consigam absorver nutrientes para uma recuperação mais duradoura. O sal é um perigoso condimento para quem faz a cirurgia.

Igualmente aos fasts foods, as frituras não são bons alimentos no pós-operatório, já que a gordura auxilia na inflamação, além de não dispor de bons nutrientes. Dessa forma, salgados, batata frita e pastel precisam, mais do que nunca, serem evitados.