Qual é a abóbora mais saudável?

Perguntado por: ugonzaga . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

É um alimento extremamente nutritivo e com poucas calorias: 100 gramas de abóbora cabotian cozida tem apenas 48 kcal. Além de ser rica em vitamina A e C, possui fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6.

Previne doenças cardiovasculares: Um dos benefícios para manter a saúde cardiovascular, é manter a pressão arterial equilibrada. Sendo assim, a abóbora que é rica em potássio, auxilia para a diminuição da pressão arterial.

1. Cabotiá Também conhecida como abóbora japonesa, essa espécie se assemelha muito à moranga. Possui casca dura, esverdeada em tom escuro e sua polpa, depois de cozida, fica muito macia e saborosa.

Além de vitaminas a abóbora é rica em ferro e ácido fólico, componentes importantíssimos para o sistema imunológico, diminuindo bastante o risco de doenças, como a anemia.Portanto, adicione a abóbora em seu cardápio diário.

A moranga caracteriza-se pelo fruto achatado e redondo, com gomos bem salientes. Para diferenciá-la da abóbora, observe o pedúnculo ou cabinho do fruto. A moranga tem pedúnculo liso, sem sulcos, corticoso e grosso, enquanto a abóbora tem pedúnculo sulcado, alargado e achatado na inserção do fruto.

Além disso, a abóbora é um legume com poucas calorias e carboidratos, sendo uma opção interessante para se consumir em dietas de emagrecimento.

Como substituir o arroz: abóbora
Ela também é fonte de vitaminas A e C, potássio e betacaroteno.

Uma xícara de abóbora tem cerca de sete gramas de fibras (20% da quantidade diária recomendada). Assim, tal componente promove saciedade, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e mantém sua energia durante todo o dia. Porém, como a abóbora é fonte de carboidratos, sugere-se não consumi-la em grandes quantidades.

Aumenta a imunidade
Também é rica em vitamina C, E, ferro e ácido fólico, todos elementos que contribuem para fortalecer a imunidade. A vitamina C contribui para as defesas do organismo ajudando em diversas funções celulares ligadas ao sistema imunológico.

Fontes de Gorduras Poliinsaturadas também são boas escolhas, como Semente de Abóbora, Gergelim, Linhaça, Chia, Óleo de peixe, Atum, Sardinha e Nozes!

Produtor americano venceu competição de pesagem e ganhou R$ 62 mil. Neste mundo tem gosto para tudo, inclusive para tamanho de frutos, como é o caso de Leonardo Urena, de Napa, na Califórnia.

Além de ser rica em vitamina A e C, possui fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6. E ao contrário do dito popular, no caso dela tamanho não é documento: as abóboras muito grandes normalmente são as menos saborosas.

A abóbora menina brasileira, também conhecida como abóbora de pescoço, pode pesar até 20 kg e medir um metro. Acredita? Por isso, muitas vezes é vendida em porções.

Cerca de 120 gramas à 206 gramas de semente de abóbora por dia é o suficiente em termos nutricionais.

A variedade conhecida como Abóbora japonesa ou cabotiá é um híbrido oriundo do cruzamento de duas espécies distintas de abóbora: Cucurbita máxima (moranga) e Cucurbita moschata (abóboras). É rica em potássio, beta-caroteno, ferro, fibras, fósforo, proteínas, magnésio e gordura insaturada.

Se destacam neste sentido, a abóbora moranga e a paulista, com 10 e 18 mg de vitamina C, respectivamente. Além disso, as propriedades antioxidantes da vitamina C ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres, combatendo comorbidades comuns na doença, como pressão alta por exemplo.