Qual é a Bíblia do budismo?

Perguntado por: rsiqueira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Páli Tripitakan

Páli Tripitakan: é conhecido como o principal Texto Sagrado budista, que significa o “Cesto Triplo” ou “Os Três Cestos da Sabedoria”. Conta a vida de Buda, o “Iluminado”, o príncipe Sidharta Gautama, e reúne seus sermões.

Fundamento filosófico que acredita na reencarnação
O Budismo é uma doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, que considera o poder da reencarnação humana, de animais e das plantas, e acredita que as escolhas para se chegar à libertação dos sofrimentos estão no autoconhecimento.

Nirvana é utilizado num sentido mais geral para designar alguém que está num estado de plenitude e paz interior, sem se deixar afetar por influências externas.

Neste livro inovador, Dzongsar Jamyang Khyentse, um mestre do budismo tibetano, lança esse desafio ao mundo budista, questionando estereótipos, fantasias e falsos conceitos encontrados normalmente na doutrina.

Qual a relação do budismo com as bebidas alcoólicas? Em geral, se a pessoa não quer sofrer nem causar sofrimento aos outros, intoxicantes devem ser evitados. A maior parte das formas de budismo recomenda o abandono completo. No budismo tibetano é aceitável beber, desde que não se fique embriagado.

esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimento; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que ...

Em todo o Brasil, existem 250 mil adeptos, só na cidade de São Paulo, há cerca de 250 templos budistas – o bairro da Liberdade sedia a maior concentração de seguidores na cidade e a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão.

Isso significa vestir-se com roupas que cobrem os joelhos e os ombros e, muitas vezes, cotovelos e canelas. Dica? Se estiver em um país onde haja algum templo budista, ande sempre com uma blusa, um lenço e uma calça, nem que seja na bolsa. Decotes e roupas coladas devem ser evitadas.

O rakusu é uma vestimenta usada por praticantes do Zen-Budismo que fizeram os votos de orientar suas vidas de acordo com os dezesseis Preceitos do Bodisatva. É feita com 16 tiras de tecido, costuradas pelo aprendiz durante o período de preparação para a cerimônia de — Transmissão dos Preceitos — jukai.

Sidarta foi um ser humano que atingiu o ápice da evolução espiritual ao atingir o nirvana.

99% dos próprios budistas não atingiram a platitude do nirvana, alcançada por Sidarta Gautama, seu fundador, depois de 6 anos de meditação. Um príncipe que, comovido com os atrozes sofrimentos dos súditos, abandonou numa noite seu castelo, para conviver com os sofredores e entender suas motivações.

Você pode utilizar sua imagem do Buda para delimitar uma área dedicada ao relaxamento na sua sala ou quarto, tornando o seu cantinho ainda mais especial. A imagem do Buda também pode ser uma ótima opção em presente para alguém entusiasta da cultural oriental ou da filosofia budista.

Buda sorridente: Segundo Feng Shui, ajuda a iluminar as ideias e atrai prosperidade. Dica: Para conseguir pagar as suas dívidas, você deve colocar a imagem de Buda de costas para a porta de entrada de seu lar, com algumas moedas ao redor. Quando conseguir se livrar das contas, desvire a imagem.

Ter uma imagem de Buda em casa ou em seu local de trabalho trás sorte, paz, calma, prosperidade, plenitude e espiritualidade. Quando ele é dourado ele é voltado para a área da riqueza e da prosperidade. Existem alguns rituais envolvidos como, deixar o Buda Dourado sobre algumas moedas para atrair dinheiro e fartura.

Ao contrário do que encontramos em outras religiões, o casamento budista não é visto como uma obrigação ou um dever religioso, e sim uma opção pessoal de se unir com a pessoa amada.

O costume de raspar a cabeça vem dos tempos de Buda. Assim ele cancelou o sistema de castas dentro da Ordem. Também significa fim da vaidade, nem um cabelo para se preocupar.

O budismo nega o eu eterno. Os seres morrem e renascem abandonando a ideia do que foram. Buda dizia que o corpo morto é uma carroça quebrada e não se deve arrastar uma carroça quebrada, ou seja, devemos nos desapegar dessa forma. O budismo japonês não nega nem afirma categoricamente esse processo.