Quais são os principais símbolos do budismo?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Significado dos Símbolos do Budismo

  • O Nó Infinito. O Nó Infinito simboliza que tudo está interligado e possui uma causa e um efeito. ...
  • Guarda Sol. O Guarda Sol simboliza a proteção do sofrimento. ...
  • A Flor de Lótus. A Flor de Lótus é um dos maiores símbolos do budismo. ...
  • Peixes Dourados. ...
  • O Vaso. ...
  • A Bandeira da Vitória.

Atualmente, é um símbolo usado no hinduísmo, budismo e jainismo.
...

  • Cabelo anelado de Buda. É uma referência à inteligência superior de que Buda era dotado.
  • O leão. Era o símbolo do clã do qual fazia parte Sidarta: o clã Shakya.
  • O cavalo. ...
  • O elefante. ...
  • O touro. ...
  • A estupa.

O Dharmachakra tem sido usado por todas as nações budistas como um símbolo a partir de então. Na sua forma mais simples, o Dharmachakra é reconhecido globalmente como um símbolo do Budismo que encerra o resumo de todos os ensinamentos do Buda.

Lóbulos da orelha alongados simboliza a nobreza de Buda - uma explicação possível para este símbolo é a de que os nobres da época de Buda utilizariam muitos ornamentos nas orelhas como forma de ostentar riqueza e poder. O peso destes adornos poderiam causar o gradual alongamento dos lóbulos.

Características do budismo
O budismo se caracteriza por uma série de ensinamentos que guiam o ser humano desapegar de todos os defeitos próprios da humanidade como a raiva, ciúme, inveja para desenvolver as qualidades como o amor, generosidade, sabedoria etc.

Existem inúmeros símbolos budistas, cada um carrega um significada, ensinamento ou mensagem. Entre os primeiros símbolos budistas estão as Pegadas do Buda, a Roda do Dharma, a Flor de Lótus, a Triratna, e a Árvore Bodhi.

O elefante é associado à Buda e à deidade Indiana, Ganesha, podendo ser usado para simbolizar energia, prosperidade, conhecimento, força, proteção da casa, fertilidade e, no geral, boa sorte.

Indicado para dor precordial, palpitação, gastralgia, vômitos, transtornos mentais. Para equilíbrio emocional, baixar o colesterol, ansiedade e estresse. Usamos o triângulo de Buda quando vemos e sentimos essa necessidade de conexão com nosso interior.

Os budistas têm vários rituais funerários. Um deles é o powa (transferência de consciência), quando toda prece feita com intenção de ajudar o morto é válida e traz benefícios. Não há luto: Há apenas preces e dedicação dos pensamentos positivos à pessoa que morreu.

O símbolo do Hinduísmo é o Om ou Aum, formado por três letras em sânscrito que são o som de om ou au, usado nas meditações e mantras. Após o surgimento do Islamismo e do Cristianismo, apareceu uma nova vertente do Hinduísmo: o Hinduísmo Híbrido, que foi assim denominado por receber influência de outras religiões.

É o método em oito etapas criado por Buda para conduzir o praticante até a sua iluminação espiritual. É simbolizado pela roda de oito raios, o dharmachakra.

NÓ INFINITO: Também conhecido como Nó da Sorte, Nó Místico ou Nó da Longa Vida. É um dos oito símbolos auspiciosos do budismo tibetano que reflete a filosofia de que não há começo nem fim e que a existência sempre se renova.

O fundo laranja representa a tradição espiritual budista.

O guarda-sol é visto como um amuleto de proteção. Ele simboliza o poder espiritual, a dignidade real e a proteção contra o sofrimento e o calor do sol. Aliás, seu poder é tanto que ele pode proteger até mesmo os deuses.

As escrituras budistas tradicionais mencionam pelo menos 24 budas que surgiram no passado, em épocas diferentes.

O budismo é reconhecido como uma filosofia de vida, porque os ensinamentos de Buda são focados na razão e na análise individual de cada ser humano. Os budistas acreditam que a consciência física e espiritual leva à iluminação e elevação, o chamado nirvana. Nirvana é o estado mais alto da meditação.