Qual é a bola mais rápida?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

A bola da Copa do Mundo 2022 foi lançada oficialmente no Brasil. Nesta quarta-feira (30), a Adidas organizou um evento, realizado em São Paulo, no bairro Heliópolis, em que a 'Al Rihla' foi mostrada ao público presente. Segundo a fabricante, essa será a bola mais rápida de todas as Copas.

Atletismo

Atletismo – Corrida (prova dos 100 metros)
Usain Bolt (Jamaica), nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), com o tempo de 9,63 s.

Inicialmente tínhamos a bola em repouso, e após o chute a bola chega a uma velocidade equivalente à 108 Km/h (30m/s). Em razão do impulso dado à bola pelo pé do atleta, a quantidade de movimento da bola foi alterada. Logo vemos que o chute nada mais é que Impulso.

Em 2018, a maior velocidade atingida por Mbappé foi de 32,4 km/h, nas oitavas de final contra a Argentina, numa disparada que só terminou dentro da área, com pênalti a favor da França.

Em 1905, o cientista alemão Albert Einstein postulou que a velocidade da luz, de 299,792,458 metros por segundo, é constante e insuperável.

O chute de falta atingiu a velocidade de 121,6 km/h, a uma distância de 29,19 m do gol. Na sequência, aparece o nome de Ritsu Doan, do Japão. O jogador acertou um chute de 120,4 km/h, de fora da área, no duelo contra a Espanha.

Ronny ostenta a marca de ter o chute mais forte na história do futebol. Em 2006, pelo Sporting (POR), o ex-lateral bateu uma falta contra o Naval que chegou a 222km/h.

Há exatos 25 anos, Roberto Carlos acertava um dos chutes mais espetaculares da história. No dia 3 de junho de 1997, o ex-lateral-esquerdo desafiou as leis da física e fez aquele que é talvez seu gol mais famoso na carreira, cobrando falta com muito (mas muito!)

Messi conseguiu a velocidade máxima de 31,4 km/h na estreia desta Copa.

Confira os recordes de velocidade no futebol: 1º – Kylian Mbappé (PSG) – 38 km/h. 1º – Bruno Henrique (Flamengo) – 38 km/h. 1º – Adama Traoré (Wolverhampton) – 38 km/h.

Futebol – Kylian Mbappé, Bruno Henrique e Adama Traoré
Kylian Mbappé, astro do PSG, Bruno Henrique, do Flamengo, e Adama Traoré, do Wolverhampton: todos atingiram 38km/h em campo, formando o Top 3 dos jogadores mais rápidos do mundo.

Geralmente, os chutes são mais lentos que os socos embora mais fortes que os golpes com as mãos.

Observando o gráfico, o gyaku zuki tchudan é o soco mais rápido do karatê (9,2±2,86 m/s). Parece que a alta velocidade desse soco está relacionada com a eficácia dele na competição.

Se a pergunta for quantos chutes foram dados para o gol, o total será 1/5 = 3 que é o total de pontos.

Esses dados se refletem nos números físicos da partida: segundo dados da FIFA, o camisa 10 deu apenas 29 sprints no jogo (quando ultrapassa 25 km/h).