Qual é a cadeia produtiva da carne?

Perguntado por: ugois5 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A cadeia produtiva de carne bovina é um conjunto de componentes interativos, com diferentes sistemas produtivos, fornecedores de serviços e insumos, indústrias de processamento e transformação, distribuição e comercialização de produtos e subprodutos e seus respectivos consumidores finais.

A cadeia produtiva de frangos de corte agrega setores desde o produtor de grãos e as fábricas de rações, os transportadores, os abatedouros e frigoríficos até o segmento de equipamentos, medicamentos, distribuição e o consumidor final.

Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado.

Quais são as etapas da cadeia produtiva
Visto isso, separamos a cadeia produtiva em três etapas: Extração de matéria-prima; Transformação da matéria-prima em produto; Distribuição do produto final.

A cadeia produtiva de carne bovina é um conjunto de componentes interativos, com diferentes sistemas produtivos, fornecedores de serviços e insumos, indústrias de processamento e transformação, distribuição e comercialização de produtos e subprodutos e seus respectivos consumidores finais.

Na indústria de carnes os animais são a matéria-prima. O ciclo de processamento começa com a chegada de gado vivo nos currais. O gado é pesado e inspecionado para verificação de defeitos e doenças que o excluiriam de imediato. Logo depois é conduzido para a sala de abate onde é abatido.

Matérias-primas provenientes da matança de mamíferos e de aves e boas condições de saúde, com os respectivos ossos, obtidos higienicamente. Compreende os órgãos e vísceras dos animais. É a matéria-prima proveniente da separação das porções gordurosas.

O sistema de produção de bovinos de corte compreende as fases de cria (desde a cobertura da vaca até a fase de desmama), recria (entre as fases desmama e terminação) e terminação (fase de en- gorda).

Com o início das primeiras civilizações, o desenvolvimento da pecuária passou a se intensificar. “Os bovinos passaram a ser domesticados e tudo isso foi em torno de 4,3 mil a 4,4 mil anos no Egito e naquela região da Mesopotâmia”, contou Picchi.

A cadeia produtiva do leite é formada por um conjunto de atores que interagem entre si. Nesta cadeia, o início se dá com a produção de insumos, da qual fazem parte empresas fabricantes de matéria prima, equipamentos, crédito, serviços e pesquisa.

O conceito de cadeia produtiva é definido como um conjunto de atividades que contemplam, desde a produção até o consumo final de um produto e sua colocação no mercado. Trata-se de uma sucessão de operações integradas que vão desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto.

As etapas da cadeia produtiva
Basicamente, ela consiste nos elementos utilizados na fase de pré-produção da matéria-prima. Alguns dos exemplos de insumos são: sementes, adubos, equipamentos, ração e outros elementos que garantem que a matéria-prima seja produzida com qualidade.

A cadeia produtiva do feijão-comum está organizada como a maioria das cadeias produtivas do agronegócio, no primeiro elo da cadeia têm-se as instituições de pesquisa, produção das sementes, os fornecedores de insumos, fornecedores de máquinas e equipamentos que são utilizados no elo seguinte, a produção.

O sistema adotado para o cultivo do arroz é o pré-germinado3, que alcança uma produtividade, em média, de 7.000 kg ha-1, em uma área de 126 mil hectares. (EMBRAPA, 2013a) Segundo a Epagri (2013a), grande parte do arroz em Santa Catarina é parboilizado pelas indústrias.