Qual é a capital do cacau?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Projeto aprovado na CE concede a Medicilândia, no Pará, o título de Capital Nacional do Cacau. A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta quinta-feira (9) projeto que confere a Medicilândia (PA) o título de Capital Nacional do Cacau.

México

O cacau é obtido a partir das sementes de uma árvore de pequeno porte (4-8 metros de altura) nativa da América Central (México) e da zona norte da América do Sul. O nome científico (Theobroma cacao L.)

O cacau chegou à Bahia em 1746, quando um colonizador francês que vivia no Pará, Luiz Frederico Warneau, enviou algumas sementes da variedade “Forastero” (do grupo Amelonado) ao fazendeiro baiano Antonio Dias Ribeiro, que as semeou no município de Canavieiras. Em 1752, foram plantadas as primeiras sementes em Ilhéus.

O estado do Pará é o maior produtor de cacau do país. A previsão da Ceplac para 2020 é de área cultivada de 149.918 hectares e produção de 145 mil toneladas de amêndoas.

É do Pará | Medicilândia é a cidade do Brasil com a maior produção de cacau | Globoplay.

Equador. Embora a Bélgica possa reivindicar o posto de melhor chocolate do mundo, é o Equador quem reivindica os melhores grãos de cacau do mundo. Isso se baseia no que chamamos de rótulo 'Fine Aroma', que apenas 5% do cacau do mundo pode ser certificado.

Atualmente o estado da Bahia é responsável por cerca de 55% da produção nacional de cacau, segundo o IBGE.

Um dos melhores cacaus do mundo é produzido em Madagascar, onde uma abordagem atualizada para o cultivo de cacau, o principal ingrediente do chocolate, está oferecendo benefícios para o ecossistema único do país.

Tudo começou na américa latina
Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.

A Côte d´Ivoire é a maior produtora mundial de cacau.

Uma curiosidade é que o estado da Bahia é responsável por 98% das exportações de Cacau Brasileiro.

A Bahia tem relevante participação nesse resultado, já que o Estado é o maior produtor nacional de cacau – principal matéria-prima da iguaria. Só em 2021, foram colhidas mais de 140 mil toneladas, um incremento de 40% em relação a 2020, número que consolidou a liderança baiana na produção brasileira.

Alexandre Tadeu da Costa

Entre os 5 primeiros da lista divulgada pela IHS Markit, 4 estão em Mato Grosso, são eles: Sorriso, com 24% de alta no preço da terra, onde 1 hectare vale R$ 31 mil. Em segundo lugar, Campo Verde, com valorização de 23% e custo e hectare em R$ 27 mil. O mesmo ocorre em Primavera do Leste, que ficou na terceira posição.

Marcada no imaginário popular por lendas que retratam o passado de extravagâncias dos ricos coronéis, imortalizados pela literatura de Jorge Amado, a cidade de Ilhéus ainda reflete a cultura que moldou a identidade da região: o cacau.

Costa do Marfim e Gana são os dois maiores produtores de cacau, respondendo por cerca de 50% do cacau mundial, segundo o último levantamento da Statista.

Apesar de não ter sido o primeiro país a fabricar o chocolate, a Suíça foi pioneira na especialização da produção dessa delícia. A história do chocolate nasce no México, com o cacau.

Através de lei federal, Gramado se tornou legalmente a Capital Nacional do Chocolate Artesanal. Mostrar a importância desse produto da cidade é essencial, nosso chocolate representa a história, a tradição e o orgulho de Gramado.

A ligação do chocolate com a Bélgica não é nada recente. A história começa em 1635 quando o país era um território ocupado pelos espanhóis. Estes apresentaram o cacau à Europa, quando dominavam a região da Mesoamérica, precursora do cultivo do cacau.