Qual é a melhor capital do Brasil?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Segundo o Índice de Gestão Municipal (IDGM) 2021, elaborado pela consultoria Macroplan e divulgado na revista Exame, Curitiba foi considerada a melhor capital para viver no país!

  • Jaú Essa cidade conquistou o topo no ranking do Ipea, com uma taxa de mortes violentas de apenas 2,7 para cada 100 mil habitantes (a média nacional gira em torno de 37,6). ...
  • Indaiatuba. O segundo lugar na lista das cidades mais seguras do Brasil é de Indaiatuba. ...
  • Valinhos.

A liderança foi mantida por Florianópolis, que registrou alto índice de desenvolvimento, com 0,8584 ponto, ocupando o 47º lugar geral. Em seguida, aparece Curitiba (0,8378), que ultrapassou São Paulo (0,8352) na segunda colocação, em relação ao levantamento anterior, com base em dados de 2015.

Lugares lindos: conheça os 5 estados mais bonitos no Brasil

  • Santa Catarina. Santa Catarina está entre os destinos mais adorados pelos brasileiros. ...
  • Minas Gerais. Minas Gerais não tem praia, mas isso nunca foi problema para quem decide visitar o estado. ...
  • Rio Grande do Sul. ...
  • Bahia. ...
  • Rio de Janeiro.

1- Santa Catarina (SC)
Santa Catarina entra na lista de estados mais caros para se viver no Brasil já que apresenta uma forte economia centrada na indústria, turismo, além de uma forte educação básica e superior no estado.

A cidade mais rica do Brasil é São Paulo, seguida do Rio de Janeiro e de Brasília, todas com PIB superior a R$ 100 bilhões cada. Todos os demais municípios brasileiros têm PIB inferior a 100 bilhões de reais. Guarulhos, com mais de R$ 37 bilhões, é a cidade não-capital mais rica do Brasil.

Os Estados menos violentos: São Paulo (3,1) e Santa Catarina (3,9), mais o Distrito Federal (4,2).

Além de se manter como a cidade com maior custo de vida no Brasil, São Paulo subiu no ranking, passando da 177ª posição em 2021 para a 168ª. Rio de Janeiro e Brasília também ficaram mais caras.

Se compararmos com o custo de vida na capital de São Paulo, morar em Buenos Aires, sai em média, 24% mais barato, o que pode representar uma boa economia. É fácil morar na Argentina? Morar na Argentina pode, sim, ser considerado fácil.

Tristan da Cunha, Reino Unido
Imagine que experiência única viver na ilha habitada mais remota do mundo? Se a sua escolha for Tristan da Cunha é isso que vai acontecer. O local paga 25 mil libras anualmente para quem opta por se juntar aos seus menos de 300 moradores, além de oferecer transporte e moradia.

1. Maringá (PR) A cidade de Maringá foi a que apresentou o melhor balanço dos índices de educação, saúde, segurança e sustentabilidade, de acordo com o ranking do DGM. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino fundamental, sua nota foi maior que a média dos 100 municípios do país analisados.

Tóquio está em primeiro lugar na lista como a cidade mais populosa e também a maior do mundo. São mais de 37 milhões de habitantes. Delhi, na Índia, e Xangai, na China, estão na segunda e terceira posições.

O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,4 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,8 milhões), Brasília (3,1 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Fortaleza (2,7 milhões).

A cidade mais populosa do mundo, aquela que possui a maior população absoluta, é Tóquio (Japão), com cerca de 37.843.000 milhões de habitantes.

Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o menor estado do país, com uma área de 22.050km2, 0,26% do território nacional. Em 1996, Sergipe possuia 1.624.020 habitantes, que correspondiam a 1,03% da população brasileira, distribuídos em 75 municípios.

Aracaju

Aracaju – População: 657 mil habitantes. Capital de Sergipe, o menor estado do Brasil, Aracaju é a menor capital do Nordeste em população. Fundada em 1855, atualmente é um importante centro de comércio e serviços no estado.

Fundada em 1549, Salvador (BA) se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar. A cidade também tinha como ponto forte a sua localização, que facilitava a exportação desses produtos para outros países.