Qual é a carne mais contaminada?

Perguntado por: asanches8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Salmonella – Como falamos acima, estas bactérias causam infecção.

Quais são os tipos de contaminação em açougues?

  • Contaminação Biológica. A contaminação biológica acontece quando há contato de alimentos com micro-organismos que causam Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). ...
  • Contaminação cruzada. ...
  • Contaminação física. ...
  • Contaminação química.

A carne de porco crua pode conter bactérias como a salmonella, E. Coli e listeria (causadora da listeriose). É possível ficar doente apenas consumindo carne que foi cortada em tábuas que foram usadas anteriormente para cortar carne de porco crua. Por isso, sempre limpe bem seus utensílios de cozinha.

A forma mais eficaz de acabar com as bactérias é cozinhando os alimentos na temperatura ideal. Quase nenhuma bactéria resiste ao calor intenso causado durante o cozimento do alimento.

salmonela

O frango cru pode abrigar duas bactérias: a salmonela, que é bem conhecida por causar diarréia e a campylobacter, que é responsável por problemas mais graves. Essa segunda pode desenvolver na pessoa contaminada até mesmo uma doença autoimune, que faz com que o próprio corpo ataque tecidos saudáveis.

A fasciíte necrosante é uma infecção bacteriana relativamente rara e também muito agressiva. Essa doença, também conhecida como “bactérias comedoras de carne”, causa grandes danos ao organismo e, em estágio avançado, pode formar verdadeiros buracos na pele.

Viver com fenilcetonúria. Quem tem a doença não pode comer alimentos que contenham o aminoácido fenilalanina, presente em todo tipo de proteína, animal ou vegetal. A dieta, rigorosa, exige o controle na ingestão de carnes, ovos, leite e derivados, alguns grãos e até vegetais.

CISTICERCOSE

O QUE É A CISTICERCOSE ? É uma doença provocada pelas larvas (cisticerco) da tênia, um tipo de parasito conhecido vulgarmente como solitária. O cisticerco recebe um nome de acordo com a carne que ele infecta: Cysticercus bovis (se estiver presente na carne do boi) e Cysticerius celulosae (se estiver na carne do porco).

É importante observar se há manchas e riscos no alimento. Procure notar também se a fruta tem furinhos, pois eles podem significar que ela foi picada por um inseto. Outra dica é conhecer as características da fruta madura, porque se estiver muito diferente isso significa que ela não está própria para consumo.

Quais são os principais tipos de contaminação? Embora existam muitos cenários que possam ocasionar a contaminação de alimentos, a maioria se enquadra nas seguintes categorias: biológica, química, física ou cruzada.

Saiba mais sobre os principais tipos de contaminações na indústria de alimentos

  • Contaminação Biológica;
  • Contaminação Química;
  • Contaminação Física.

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Para que sua carne suína ganhe um toque especial, na hora do preparo pingue algumas gotas de suco de limão sobre ela. Essa atitude além de ajudar a eliminar as bactérias da carne ainda traz sabor ao prato deixando ela mais suculenta. O grande segredo para uma carne suína saborosa e saudável e cozinhá-la.

A infecção intestinal por vermes adultos T. solium geralmente pode ser diagnosticada por exame microscópico das amostras de fezes e identificação dos ovos e/ou proglotes.

Mande as bactérias para longe da carne, misture suco de limão na água em que for lavar a carne e vai matar grande parte das bactérias. Se você faz sabonete tente adicionar suco de limão, assim o sabonete vai se tornar mais eficiente na remoção de bactérias.

A carne não é como a verdura, os legumes e as hortaliças que podem ser limpas com água corrente (na verdade, nem assim porque precisa colocar de molho com bicarbonato ou vinagre). Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias.

Pra você que acha que tem que lavar carne moída pra tirar o gosto de sangue, saiba que não é necessário – nem recomendado. Para isso, basta levar a carne moída a uma panela, deixando-a ferver por 5 minutos, jogando todo o líquido que sair da carne.

Higienizar frango com vinagre ou limão também não são técnicas que funcionam. Escaldar a carne também não é necessário.