Qual é a cobra Cotiara?

Perguntado por: dbotelho7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

A jararaca, também conhecida por caiçaca, jararacuçu, urutu ou cotiara, é uma cobra que vive em locais úmidos, sendo responsável pelo maior número de acidentes. O envenamento causado pela jararaca é chamado de botrópico.

Características: É muito perigosa, mas geralmente foge assim que avistada. Mede cerca de 1,20m. A Jararaca possui desenhos que lhe proporcionam uma ótima camuflagem, o que torna difícil a visualização do animal, mesmo para olhos experientes.

Geralmente elas possuem um espinho na calda para defesa, porém, não é peçonhenta. Também conhecida como cobra-preta ou muçurana, pode atingir até no máximo 1 metro de comprimento e não é peçonhenta.

coral verdadeira

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Ela pode ser conhecida como uma serpente perigosa porque pode ser agressiva ao se sentir ameaçada, mas ela não apresenta risco algum aos huma- nos. Pelo contrário é uma serpente que tem um elevado valor ecológico, contro- lando o número de roedores e de outras serpentes. A corre-campo pode atingir 1,5 m de comprimento.

Essa percepção é possível por meio de um órgão chamado fosseta loreal: um buraco localizado na cabeça da serpente, entre o olho e a narina. A presença desse órgão também serve para identificar algumas das serpentes peçonhentas no Brasil: Jararacas, cascavéis e surucucus-pico- de jaca.

Segundo Comin, a espécie não só encontrada no Brasil, mas também está presenta na Bolívia e Uruguai. Entretanto, o biólogo aponta que é comum em áreas de caatinga e cerrado.

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

coral-verdadeira

Considerada uma das serpentes mais venenosas do território brasileiro, a coral-verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso. Se uma pessoa é picada, os primeiros sintomas são dormência no local, visão turva e dificuldade na fala.

Geothlypis aequinoctialis

Pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis)

"A cobra-real pode literalmente 'se levantar' e olhar nos olhos de uma pessoa adulta. Quando confrontada, ela pode levantar até um terço de seu corpo do chão". Apesar de ser extremamente peçonhenta, ela costuma ter um comportamento tímido e só ataca quando se sente ameaçada.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu) Serpente venenosa que pertence à família dos viperídeos e pode chegar dois metros de comprimento. Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote.

Thamnophis sirtalis infernalis

A indescritível cobra-liga vermelha da Califórnia é frequentemente descrita como uma das cobras mais bonitas do mundo. A cobra-liga vermelha da Califórnia (Thamnophis sirtalis infernalis) é uma subespécie da cobra-liga comum.

O veneno da Jararaca-de-Alcatrazes é considerado 10 vezes mais forte se comparado a outras espécies de jararacas encontradas no continente Brasileiro, podendo gerar inclusive paralisação nervosa na vítima picada.

O gato é um animal caçador por natureza. Você pode ter um gato e ele vai ajudar a afastar as cobras e ratos de suas casas. Eles começam a persegui-las devido à movimentação que fazem. Isso vai ajudar a afastá-las.

Alho espanta cobra? Se o cheiro do alho espanta até vampiros nas lendas, acredite: ele também espanta cobras! Plantar alho no seu quintal é garantia de que esses animais vão ficar bem, mas bem longe. Para além disso, você poderá preparar receitas com o alho que você mesmo colheu.

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.