Qual é a comida de preto velho?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Feijoada, Tutu de Feijão preto, Mingau, Papa de Pão, Couve Refougada, Torresmo, Amendoim, Bolo de Fuba, Bolo de Milho, Doce de abobora, Paçoca, Maria Mole, Mamão, Laranja, Maça e Banana etc.

Dentre as mais conhecidas, utilizadas em benzimentos e banhos de limpeza e equilíbrio energético, estão a Alfazema, a Arruda, o Guiné, o Alecrim e a Rosa Branca.

Diversos

  • Barro.
  • Bonecos de Crochê
  • Cascata. Massala.
  • Fitas.
  • Travessa.
  • Presentes.
  • Isqueiro.
  • Vale Presente da Macumba.

Oração ao Preto-Velho
Como a fé é livre, você pode fazer a conhecida oração abaixo para se comunicar com o espírito do Preto-Velho: Louvados sejam todos os pretos-velhos. Louvados sejam vós que formais o santíssimo rosário da Virgem Maria. Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em aflição.

Por serem pessoas muito simplórias e pela linha de trabalho que estão, a cor principal que os representam é o branco.

É ele, o preto-velho, um dos responsáveis por manter viva uma memória da escravidão (com seus sofrimentos, sua resistência e sua superação) e, concomitantemente, por auxiliar no sobrepujamento das dores daqueles que o procuram.

Universo Simbólico dos Pretos-Velhos
Segundo o pesquisador, a influência católica é tão presente sobre os pretos-velhos, que eles, muitas vezes, se revelam como uma espécie de metáfora afro-brasileira do próprio Jesus Cristo, bastião do catolicismo.

A arruda-de-preto-velho liberta um intenso aroma idêntico ao incenso utilizado nas cerimonias religiosas, um fato que dá origem ao seu nome. O odor libertado também permite utilizar a planta como repelente de insetos, principalmente mosquitos.

Conteúdo: Folha de café, arruda, guiné, folha de fumo, manjericão, alecrim e confrei.

Preto Velho na Umbanda representa resignação, humildade, superação, amor incondicional, simplicidade e caridade. Eles trabalham com a caridade e cuidam de todas as pessoas que os procuram para melhorar a saúde, abrir caminhos e ter proteção no dia a dia.

Dia 13 de maio

Dia 13 de maio é dia de preto-velho na umbanda. Dia de comemorar com festa estas entidades que representam velhos negros e negras, espíritos de antepassados. Velhos escravos que voltam à terra para ajudar as pessoas, e são muito queridos pelos fiéis.

A gira de Pretos Velhos remete às narrativas que sustentam o entendimento sobre o que foi a vida destes no cativeiro e, como médiuns, a partir da incorporação, atualizam os significados por meio de rituais religiosos.

Os Pretos Velhos são os nossos ancestres. São os verdadeiros fundadores do Candomblé no Brasil. E como reza a tradição do Candomblé na cultura e sabedoria africanas, os ancestrais jamais devem ser esquecidos. Ao contrário, Page 2 devem ser cultuados merecendo sempre a gratidão, o respeito e a reverência dos mais novos.

Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.

De acordo com Terezinha de Oliveira (Reuniões Mediúnicas), “Não existe nenhum impedimento de um preto velho, ser um guia espiritual, se por suas palavras e atos mostrar que é digno desse título, que tem conhecimentos superiores para nos orientar e verdadeiro amor para nos exemplificar”.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Proteção de um Preto-Velho
Fazei com que o Preto-Velho - ou Preta-Velha - (diga o nome), me abençoe e proteja sempre. Auxilia-me nas minhas necessidades e, nas horas de desespero, amparai-me. Não permita que meu coração seja um baú de mágoas e dores.