Qual é a composição étnica da população de Goiás?

Perguntado por: drosa9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

No Estado de Goiás, do total populacional pouco mais de 41% se declaram de cor ou raça branca enquanto a maioria (50,01%) se declararam de cor parda. Os que se declaram de cor preta, amarela ou de etnia indígena foram 6,53%, 1,64% e 0,14%, respectivamente.

Etnias. Entre os tipos humanos característicos do Centro-Oeste estão: o vaqueiro do Pantanal, o boiadeiro de Goiás, os peões das fazendas de gado, os garimpeiros, os índios com as suas múltiplas formas de cultura como a influência sulista no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e nordestina no Distrito Federal.

População da região centro-oeste
Essa baixa densidade populacional se deve principalmente à formação socioespacial da região. Ou seja, ela é caracterizada por um território pouco povoado. Sendo assim, a população da região Centro-oeste é muito urbanizada, tendo 88,8% das pessoas vivendo em áreas urbanas.

No território goiano há atualmente três povos indígenas aldeados: Karajá, Tapuio e Avá- Canoeiro.

Em Goiás, existem cinco reservas e três grupos indígenas: os karajá (Aruanã), os tapuia (Rubiataba) e os avá-canoeiro (Minaçu).

Os xavante, os Nhambiquara, os Caiapó, os Caingangue, os Bororo, os Suiá são exemplos de povos indígenas do Centro-Oeste. Alguns grupos do Centro-Oeste mantiveram relativo isolamento do resto do país até meados do século passado.

Anhanguera

Anhanguera, em Goiás, é a menor cidade do estado, sua população é estimada em 927 habitantes, segundo o IBGE. A área total do municipio é de 44km².

Significado de centro-oestino: Pessoa que nasce na região Centro Oeste do Brasil.

Essa é a Região brasileira menos populosa. A densidade demográfica é de 8,7 habitantes por quilômetro quadrado; o crescimento demográfico é de 1,9% ao ano. A maioria da população reside em áreas urbanas - 88,8%, apenas 11,2% moram na zona rural. Ao todo, o Centro-Oeste possui 446 municípios.

A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, pois recebeu contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios.

A região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. Sua cultura é bem diversificada, com elementos da cultura indígena, dos imigrantes paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios.

O Centro-Oeste brasileiro recebe migrantes de todas as partes do Brasil, com destaque para os mineiros, maranhenses, baianos e paulistas no estado de Goiás, nordestinos, mineiros e paulistas no Distrito Federal, sulistas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Região Sul

Sul. A Região Sul é a menor região do Brasil em área territorial, com uma população de 27,4 milhões de habitantes e densidade demográfica de 50,31 habitantes/km². É composta por três estados, sendo eles: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O contato entre nativos indígenas, negros e os bandeirantes foi fator decisivo para a formação da cultura do Estado, deixando como legado as principais cidades históricas, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiás, antiga Vila Boa e primeira capital de Goiás.

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. A história do estado está na descoberta das suas primeiras minas de ouro, nos séculos XVII e XVIII, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo em 1727.

Modernidade que, por sua vez, reflete a forma como o goianiense quer ser visto pelo povo brasileiro. Contrastes marcantes que definem uma história. Diferente do que muitos pensam, quem nasce em Goiânia é goianiense. Goiano é quem nasce em Goiás.