Qual o primeiro grupo étnico que compõe a população de Goiás?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

A composição étnica da população goiana é a seguinte: Pardos: 50,9%. Brancos: 43,6%. Indígenas: 0,2%.

Etnias. Entre os tipos humanos característicos do Centro-Oeste estão: o vaqueiro do Pantanal, o boiadeiro de Goiás, os peões das fazendas de gado, os garimpeiros, os índios com as suas múltiplas formas de cultura como a influência sulista no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e nordestina no Distrito Federal.

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”. A história do estado está na descoberta das suas primeiras minas de ouro, nos séculos XVII e XVIII, iniciada com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo em 1727.

A primeira região ocupada foi a do Rio Vermelho, onde foi fundado o arraial de Sant'Ana, posteriormente chamado de Vila Boa e mais tarde de Cidade de Goiás.

No território goiano há atualmente três povos indígenas aldeados: Karajá, Tapuio e Avá- Canoeiro.

É uma homenagem à miscigenação entre as etnias branca, negra e indígena - que deu origem ao povo goiano.

Embora existam estudos propondo que a chegada dos primeiros humanos às Américas tenha ocorrido em um período bem mais antigo do que se acreditava anteriormente, as pesquisas desenvolvidas em Goiás, município de Serranópolis, demonstram que a ocupação da região ocorreu por volta de 11.000 anos atrás, com populações ...

No século XVII, paulistas conhecidos como bandeirantes partiram para as atuais áreas dos estados do Centro-Oeste em busca de ouro e pedras preciosas.

A população indígena representa 1,09% da população total do Centro-Oeste.

População da região centro-oeste
Essa baixa densidade populacional se deve principalmente à formação socioespacial da região. Ou seja, ela é caracterizada por um território pouco povoado. Sendo assim, a população da região Centro-oeste é muito urbanizada, tendo 88,8% das pessoas vivendo em áreas urbanas.

Fundada no século XVIII pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho, que lhe deu o nome de Vila Boa de Goiás, a cidade foi próspera enquanto havia riqueza na época do ciclo do ouro. Era a capital do estado até meados de 1930.

Foi fundada em 1727, por Bartolomeu Bueno da Silva Filho (apelidado de o Anhanguera), com o nome de Arraial de Sant'Anna. Em 1739, tornou-se Vila Boa de Goiás em homenagem a Bartolomeu e aos índios Goyazes, que já habitavam o território. A cidade foi a capital do estado de Goiás desde a sua fundação até o ano de 1937.

1. Relativo ou pertencente ao estado brasileiro de Goiás ou à cidade brasileira de Goiás. 2. Natural ou habitante desse estado ou dessa cidade.

Sua cultura é bem diversificada, com elementos da cultura indígena, dos imigrantes paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. As principais manifestações culturais no estado de Goiás são: a Procissão do Fogaréu e as Cavalhadas.

Hospitalidade, simpatia e bom humor são a cara e o perfil da maioria dos goianos.