Qual é a cor do Exército Brasileiro?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Campo de branco e bordadura de azul-celeste e vermelho, cores representativas do Exército Brasileiro.

A farda verde oliva, usada desde 1931, é uma característica marcante do Exército Brasileiro.

O nome MARINHA DO BRASIL (completo ou não) só poderá ser usado nas cores azul ou branca.

Conta-se que na época da sua criação, em seus primeiros dias, o Centro de Instrução de Guerra na Selva não tinha ficha de viatura, fazendo com que o militar do portão das armas perguntasse o destino das viaturas que saiam do quartel. Quase sempre, recebia uma resposta apressada e lacônica — Selva!

A cor correspondia ao distintivo das tropas do Interior, embora os próprios militares das forças especiais associem a cor a outro significado especial – ao sangue. Com o passar do tempo, a boina vermelha começou a ser usada por outras unidades das forças especiais do Ministério do Interior.

Se antes o verde militar era uma cor apenas para uniformes militares, hoje em dia a cor tomou conta do mundo da moda e tornou-se uma opção perfeita de cor para diferentes peças.

As cores azul-celeste e vermelho, cores heráldicas do Exército Brasileiro, nos remetem à nossa missão de maior grandeza: defender a Pátria e nosso solo sagrado.

Ao final do século XIX, os uniformes voltaram-se mais para o aspecto operacional. No início da década de 1930, o Exército Brasileiro adotou a cor verde-oliva para o uniforme de combate, nascendo a identidade institucional da Força com essa tonalidade, alinhada à tendência dos exércitos mais modernos daquela época.

A boina verde-oliva é o símbolo do soldado do Exército Brasileiro, e a conquista do direito de usá-la é um marco na vida militar dos jovens recém-incorporados. O ato solene da entrega da boina representa a vitória do soldado sobre os primeiros obstáculos do serviço militar inicial.

A Boina Azul, assim como o Capacete e o Gorro da cor da bandeira da ONU, identificam os Soldados da Paz. São militares pertencentes às tropas multinacionais que servem nas Forças de Paz das Nações Unidas para a resolução de conflitos internacionais em países envolvidos em conturbação social, como no caso do Haiti.

Somente em 2013 os “choqueanos” começam a atuar em sua área específica de emprego tático – em Controle de Distúrbios Civis – e retomam o uso da “boina vermelha” em alusão àqueles que iniciaram a história da unidade, mas ao invés do preto, aderem ao uniforme camuflado urbano.

Cabos e marinheiros
Esse uniforme pode ser branco ou azul. Na cabeça, esses militares também usam boné, porém sem pala. O lenço, utilizado atualmente, é carregado de história.

Brasil em números
439 tanques. 1.958 veículos blindados. 136 veículo de artilharia com propulsão própria. 536 itens de artilharia rebocáveis.

A Engenharia sintetiza, em suas ações, o lema do Exército Brasileiro: “Braço Forte - Mão Amiga''. Na guerra ou na paz, ela sempre está à frente, pioneira e brava, pronta para o perigo, tornando a vitória possível.