Qual é a cor do povo brasileiro?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus.

No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia, africana e indígena.

Bo-Kaap, África do Sul.

Cor da pele humana se refere à variedade de tons de pele desde a marrom mais escuro até a pele clara. A pigmentação da pele de um indivíduo é o resultado da genética, sendo o produto da composição genética de ambos os pais biológicos do indivíduo e da exposição ao sol.

Segundo o Censo de 2007, a escala de cores da pele dos brasileiro tem 144 tonalidades diferentes. Há 200 anos, a cor negra era a característica de 54% da população.

O povo brasileiro é caracterizado pela miscigenação, ou seja, pela mistura entre grupos étnicos.

A denominação “amarela” se refere aos descendentes de japoneses, chineses, taiwaneses, coreanos e outros grupos cujas famílias saíram do Leste Asiático para o Brasil.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Bahia, Amazonas e Pará são os Estados com maiores proporções de negros, próximas a 80%. Somando-se os Estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais, têm-se mais de 30 milhões de negros do país (Tabela 1). Fonte: IBGE.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco".

Considerando que o sistema de classificação por cor ou raça da população utilizado atualmente pelo IBGE nas suas pesquisas domiciliares, constam cinco categorias: branca, preta, amarela, parda e indígena.

O preenchimento do campo denominado raça, cor, etnia deve respeitar o critério de autodeclaração, em conformidade com a classificação utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, observando as seguintes variáveis: branco, preto, pardo, amarelo e indígena.

Com uma população total de 7,5 milhões de habitantes, o estado do Pará é a unidade da federação com o maior número de pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas no Brasil, apontou estudo inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção e Igualdade ...

Pelourinho, em Salvador (BA) e as cidades-irmãs pernambucanas Recife e Olinda são os grandes ícones quando se fala em cenário coloridos no Brasil. Mas o país guarda muitas surpresas no quesito - ruas, bairros, jardins e até escadarias ganham cores em diversas cidades e estados.

Brasília

pele morena moderada: queima pouco, sempre bronzeia, tem sensibilidade moderada ao sol; pele morena escura: raramente queima, sempre bronzeia, pouco sensível ao sol. pele negra: nunca queima, completamente pigmentada, não é sensível ao sol.

Geralmente refere-se à pele de cor marrom (castanha) clara ou moderada, amarronzada ou bronzeada, e é frequentemente descrita como tendo tons amarelados, esverdeados ou dourados.

Para determinar o seu fototipo exato, é recomendado ir a um dermatologista. Ele pode avaliar a cor dos seus olhos, do seu cabelo, do seu rosto, antes e depois de bronzear, a quantidade de sardas e muitos outros fatores.

Nosso planeta não é apenas uma bolinha azul flutuando no espaço. Vista através dos “olhos” dos satélites artificiais que a orbitam, se revela em uma paleta de cores que vai do verde ao azul, do vermelho ao amarelo, formando imagens impressionantes que poderiam ter saído da imaginação dos maiores gênios da pintura.

Mapa do Brasil separado em Estados, pintados de acordo com a região em que se encontram - Norte (Verde), Nordeste (Vermelho), Centro-Oeste (Laranja), Sudeste (Amarelo), Sul (Roxo).