Qual é a corrente de um curto-circuito?

Perguntado por: itrindade5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

A corrente de curto-circuito se refere à quantidade de eletricidade que flui quando uma carga externa, como um transformador, causa um curto na saída da fonte de alimentação para o fio terra.

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Em um curto-circuito, a tensão (U), também chamada de diferença de potencial ou ddp, é sempre zero. Isso faz com que o condutor percorrido pela corrente tenha sua temperatura aumentada pelo efeito Joule.

Tomadas de 20A
Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.

O que são Amperes? Usamos a medida Ampere (A) para medir a corrente elétrica. Essa corrente é gerada quando os elétrons de um átomo começam a se mover de um átomo para o outro de modo ordenado. A unidade Ampere é usada para medir quantos elétrons formam essa corrente por segundo.

Um curto-circuito elétrico se dá através de uma elevada passagem de corrente elétrica, muito ou pouco acima do normal, dependendo da intensidade de energia. Será justamente esse aumento repentino da tensão no circuito elétrico que vai ocasionar essa falha.

Dessa maneira, quando a corrente elétrica que deve passar pelo fio condutor e chegar no ao seu destino final atinge uma intensidade muito elevada, somada a um circuito pequeno ou danificado, ocorre um superaquecimento dos condutores, resultando no curto-circuito.

a corrente total do circuito é igual à soma da corrente de cada dispositivo; quanto mais resistores estiverem em um circuito, menor é a resistência total — isso nos diz que a resistência total do circuito é menor do que a resistência de qualquer resistor.

Circuito aberto – Um circuito é aberto se o círculo não é completo, se existe uma lacuna ou uma abertura no percurso. Curto circuito – Um curto ocorre quando um percurso de baixa resistência é conectado (usualmente por engano) a um componente.

Sendo assim, a equação para calcular a corrente elétrica total será o somatório das correntes de cada caminho:

  1. I(total) = I1 + I2 + I3.
  2. Não podemos usar essa fórmula sem os valores individuais de corrente elétrica. Para esse caso, podemos aplicar também a primeira lei de Ohm.

O que é um curto-circuito
Ou seja, nesse caso, a resistência elétrica é muito pequena e a corrente que atravessa o circuito é muito alta. Assim, os curtos-circuitos causam reações violentas por conta da liberação instantânea de energia. Por exemplo: explosões, calor e faíscas.

Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:

  1. Disjuntor que desarma constantemente.
  2. Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.
  3. Aumento inesperado na conta de luz.
  4. Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.
  5. Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.

Por padrão a tensão (volts) deve ser 5V e a corrente (amperes), de no mínimo 2A ou 2000mAh. É importante que você saiba, que o máximo costuma ser 4A.

Tomada 20A
Sua potência máxima em 127V é de 2540W (127V*20A), já para 220V essa potência pode chegar a 4400W (220V*20A).