Qual e a cultura dos franceses?

Perguntado por: nconceicao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Em relação à vida em sociedade, a cultura francesa é baseada no tripé: “igualdade, fraternidade e liberdade” e gera muita influência, não somente na cultura europeia, mas também em todo o mundo ocidental.

Os franceses gostam de ir a exposições, concertos, teatros e cinemas. Na França, a oferta cultural é muito rica. Quando o verão se aproxima, os festivais se multiplicam em todos os cantos do país, o que se mostra uma boa forma de conhecer a cultura local e o lado acolhedor de seu povo.

Os franceses também deixaram sua contribuição na formação da cultura brasileira. A nossa própria fala é prova disso, já que incorporamos muitas palavras francesas no nosso vocabulário: abajour, tricot, menu e toilette são alguns dos exemplos. Além da língua, podemos citar a forte influência da gastronomia francesa.

Os franceses, especialmente as mulheres, possuem o que chamamos de SANS EFFORT, ou seja, chique sem esforço. Adoram blazer, pull, pantalon, jupe, robe, chemise, veste ou jaquetas como as de couro. São adeptas ao jean tradicional, um pretinho básico e quando querem ousar optam por um manteau.

A França apresenta um bom desempenho em muitas dimensões de bem-estar em comparação com a maioria dos demais países no Índice para uma Vida Melhor. A França apresenta desempenho acima da média nos quesitos: equilíbrio vida-trabalho, segurança, conexões sociais e engajamento cívico.

O humor francês é conhecido por ser sofisticado, inteligente e muitas vezes politicamente incorreto. Os franceses têm uma longa tradição de piadas e sátiras, que remonta a séculos atrás.

Quais são as principais comidas típicas da França? Entre os pratos que mais fazem sucesso na culinária francesa estão ratatouille, croissant, petit gateau, madeleine, profiterole, macaron, poulet frites e quiche lorraine.

Francês

Azul, cor consensual, real e aristocrática para ser consumida sem moderação. Cor preferida dos cidadãos europeus desde a antiguidade até hoje. Podemos ver o azul nos vitrais das igrejas góticas e nos mantos dos reis franceses. Podemos vê-lo no manto da Virgem Maria.

Como os franceses veem os brasileiros que vivem no país? Os brasileiros na são, na maior parte das vezes, bem recebidos. Vistos como pessoas alegres, bem dispostas e bem-humoradas, a população pode sim encontrar acolhimento em solo francês.

Existe uma grande afinidade cultural entre os dois países. Aqui na França, eles apreciam a alegria do brasileiro, as paisagens naturais do imenso pais, a cultura popular, a música, a espontaneidade e nossa língua que segundo eles “é musical para os ouvidos”.

As atividades culturais preferidas são: Cinema (50%), visitar museus e monumentos (35%), ver exposições (25%), assistir à shows (20%), teatro (16%), circo (13%), parques temáticos (11%) e música clássica (9%).

Os franceses contemporâneos são tranquilos e gostam mesmo de aproveitar a vida entre amigos e familiares. Mesmo diante dos compromissos do dia a dia, os momentos de confraternização à mesa são muito apreciados. Disso eles não abrem mão.

Os franceses inspiraram o mundo. A influência na cidade do Rio de Janeiro se mostra de várias formas: no vocabulário, nas artes, na arquitetura e também na gastronomia. Na “boulangerie”, que nada mais é do que uma espécie de padaria, os diferentes tipos de pães e doces agradam o paladar dos brasileiros.

A cultura francesa é muito marcante, sobretudo nos aspectos sobre os direitos civis e de trabalho, da liberdade de expressão de seu povo, principalmente no ambiente de trabalho onde, sem dúvida, os franceses não são workaholics, como os americanos.