Qual foi a cultura que os franceses trouxeram para o Brasil?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os franceses inspiraram o mundo. A influência na cidade do Rio de Janeiro se mostra de várias formas: no vocabulário, nas artes, na arquitetura e também na gastronomia. Na “boulangerie”, que nada mais é do que uma espécie de padaria, os diferentes tipos de pães e doces agradam o paladar dos brasileiros.

Em relação à vida em sociedade, a cultura francesa é baseada no tripé: “igualdade, fraternidade e liberdade” e gera muita influência, não somente na cultura europeia, mas também em todo o mundo ocidental.

Podemos ver que por causa dessa influência, temos comidas de origem francesa nos mais diversos lugares, como os croissants os risoles, o petit-gâteau os crepes, que podem até ser feitos de dois recheios diferentes, e a mouse.

Uma das invenções francesas mais célebres de todos os tempos é o cinema. Foram os irmãos Auguste e Louis Lumiere que, em 1895, fizeram as primeiras filmagens e as exibiram em salões de Paris. O primeiro vídeo que se tem conhecimento tem pouco mais de um minuto de duração e mostra trabalhadores saindo de uma fábrica.

A ideia de uma civilização francesa remonta ao processo de fusão entre as culturas romana e gaulesa durante a Antiguidade.

São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.

A cultura brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

A França não dominou a economia do Brasil como a Inglaterra ou Portugal, mas foi responsável pela primeira colonização cultural do país, influenciando o comportamento das elites, determinando modelos de vida social e referências intelectuais, desde a filosofia até a moda, da gastronomia à literatura.

A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta.

A Revolução Francesa foi um importante marco na História da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social.

Arte romana, renascença, classicismo, surrealismo… Ao longo da história, os diferentes movimentos artísticos franceses deixaram suas marcas em suas respectivas épocas.

Francês

As estimativas mais confiáveis dão conta de 65% de católicos na França, 6% de muçulmanos (de expressões bem diversas) e 2% de protestantes. Os ateus, agnósticos e sem religião somam 25% da população.

O que a diferencia de outros países é que os franceses priorizam algumas coisas: comer alimentos de verdade; aprender a comer; reduzir a quantidade de comida e ser ativo fisicamente, sem necessariamente frequentar uma academia.

Existe uma grande afinidade cultural entre os dois países. Aqui na França, eles apreciam a alegria do brasileiro, as paisagens naturais do imenso pais, a cultura popular, a música, a espontaneidade e nossa língua que segundo eles “é musical para os ouvidos”.

Magret de canard: o prato preferido dos franceses.

Lá se produziam creme de leite e manteiga frescos. Também cultivavam uvas, peras, maçãs e morangos.

Quais são as principais comidas típicas da França? Entre os pratos que mais fazem sucesso na culinária francesa estão ratatouille, croissant, petit gateau, madeleine, profiterole, macaron, poulet frites e quiche lorraine.

A culinária francesa se tornou referência na gastronomia mundial por conta de suas técnicas impecáveis e uso de ingredientes frescos e de qualidade, com foco em criar sabores inesquecíveis e transformar insumos simples em pratos nobres.

A cultura francesa é muito marcante, sobretudo nos aspectos sobre os direitos civis e de trabalho, da liberdade de expressão de seu povo, principalmente no ambiente de trabalho onde, sem dúvida, os franceses não são workaholics, como os americanos.