Qual é a curiosidade do povo Inca?

Perguntado por: rcaldeira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Foram responsáveis pela criação de grandes monumentos, como Machu Picchu. Eram um povo politeísta, com deuses embasados nos fenômenos da natureza e nos astros. Os incas eram um povo imperial e teocrático, ou seja, possuíam um imperador com amplos poderes e o tinham como um verdadeiro deus encarnado.

Costumes incas
A sociedade funcionava com base em três pilares: o trabalho, a lealdade e a verdade. E os deuses nos quais eles acreditavam estavam ligados aos principais elementos da natureza como o sol, a lua, o rio e outros.

A economia inca era baseada no trabalho coletivo e adaptado à idade de cada um. O alicerce da economia era a agricultura, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes. Os incas criavam lhamas, que serviam para o transporte; alpacas e a vicunhas, das quais obtinham a lã e a carne.

Mas a chegada dos conquistadores espanhóis no século 16 provocou a queda dos Incas e o declínio dos andenes. A violência colonial, as epidemias de doenças europeias e os deslocamentos forçados devastaram as populações indígenas dos Andes Centrais.

Durante seu reinado, os incas iniciaram a conquista territorial da região andina, processo que foi continuado por outros imperadores incas. Os incas conseguiram construir um império territorialmente muito vasto, que se estendia por mais de 4 mil quilômetros, desde parte da Colômbia até o norte do Chile e da Argentina.

Contudo haviam domesticado o algodão, utilizavam a cerâmica, bem como a lã da alpaca e da vicunha para se vestirem. Igualmente, seu alimento sagrado era o milho e estima-se que havia cerca de 200 espécies distintas deste grão.

quéchua

No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.

Agricultura Inca
Por meio de técnicas de irrigação e plantio eles instituíram terras aráveis para o plantio de quinoa, batata, mandioca, batata-doce, entre outros alimentos. Devido aos terrenos não regulares, os incas também criaram sistemas de curva de nível para suas lavouras.

Os artistas incas usavam materiais como prata, joias, tecidos, ouro, entre outros em suas produções. As obras traziam bastante detalhes, sofisticação, luxo, precisão e representações da imagem de elementos da natureza, deuses e animais. Os incas eram muito criativos e dinâmicos em suas produções.

Deus do Sol e principal divindade do panteão inca, Inti era considerado o ancestral de todos os Incas e adorado como patrono do império.

A religião inca, assim como muitas religiões de povos americanos nativos, consideravam que suas divindades eram seres da natureza e, por isso, é possível observar a crença em diversos deuses.

Os incas tinham um governo monárquico e teocrático, onde o imperador inca era a figura máxima, porque simbolizava o filho do deus do sol. O governo inca também se baseava em leis simples que valorizavam o trabalho e puniam a ociosidade e o roubo.

Estabeleceram-se em um território muito amplo na região andina. Os incas são conhecidos por sua cultura sofisticada e por suas construções marcantes, como a rede de estradas que interligava as diferentes partes do império. Foram conquistados no século XVI pelos espanhóis liderados por Francisco Pizarro.

100 a.C. - 1.100 d.C.

Huáscar (1491 – 1533) se autoproclamou inca e se estabeleceu na cidade de Cusco. Seu irmão Atahualpa (1500 – 1533) reuniu um poderoso exército na cidade de Quito, de onde tentou tomar o poder. As batalhas foram numerosas e com mortes de ambos os lados. Estima-se que entre 60 mil e 1 milhão e cem mil morreram.

1532

Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.