Qual é a diferença entre as bíblias católica e protestante?

Perguntado por: mmoura . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Desde Lutero, está claro para os protestantes: a Bíblia é "sola scriptura", ou seja, ela é a única palavra inspirada por Deus, com revelações que nos permitem a comunhão com Ele. Já os católicos questionam a validade dessa doutrina de quase 500 anos. Eles não acham que a Bíblia, por si só, seja suficiente.

Como a Bíblia teve muitas traduções, há divergências sobre qual a melhor forma da oração. Portanto, o Pai Nosso não é universal, ao menos como prece, nem dentro do cristianismo. A Bíblia é dividida em dois grandes conjuntos de livros: o Antigo e o Novo Testamento.

Tradução: Traduzida diretamente do hebraico e do grego, a Bíblia de Jerusalém é largamente considerada a tradução mais fiel à letra do texto bíblico disponível nas livrarias do Brasil. É perfeita para o estudo e também para a oração pessoal.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

Textos originais utilizados: Tanakh. Majoritariamente, ambas traduções usam o Texto Massorético (Bíblia Hebraica Stuttgartensia) para tradução do Tanakh (“Tanakh” é a sigla para Torá (os livros de Moisés), Neviim (os profetas) e Ketuvim (os escritos históricos); este conjunto forma as Escrituras Sagradas.

Desde Lutero, está claro para os protestantes: a Bíblia é "sola scriptura", ou seja, ela é a única palavra inspirada por Deus, com revelações que nos permitem a comunhão com Ele. Já os católicos questionam a validade dessa doutrina de quase 500 anos.

Os protestantes defendem a crença de que a única autoridade a ser seguida é a "Palavra de Deus", presente na Bíblia Sagrada. De acordo com esse ponto de vista, pela ação do Espírito Santo, os cristãos, ao lerem a Bíblia, teriam uma maior harmonia com Deus.

Há 500 anos, Martinho Lutero criava o protestantismo.

Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.

Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem.

Papa é a designação dada ao chefe supremo da Igreja Católica Romana, também conhecido como Sumo Pontífice, Santo Padre ou Bispo de Roma.

Perguntei às vezes aos evangélicos se sabiam, por exemplo, quantas Bíblias existem. Eles me olhavam com surpresa. Para eles, existe apenas uma Bíblia. E, no entanto, existem cinco diferentes: a judaica, a hebraica, a católica, a ortodoxa e a protestante.

Como alguns livros do Antigo Testamento foram escritos originalmente em grego ou não se conhece o texto anterior à tradução grega, eles estão ausentes quer da bíblia hebraica, quer, consequentemente, das bíblias evangélicas.

Lista dos livros deuterocanônicos do Antigo testamento

  • Tobias.
  • Judite.
  • I Macabeus.
  • II Macabeus.
  • Sabedoria de Salomão.
  • Eclesiástico (também chamado Sabedoria de Jesus, Filho de Siraque, Sirácida, Sirácide, ou Ben Sirá).
  • Baruque (incluindo no último capítulo a epístola de Jeremias).

Como Escolher a Melhor Bíblia

  • Bíblia Almeida: Perfeitas para Quem Gosta de Bíblias Mais Clássicas. ...
  • Bíblia NTLH: Linguagem Fácil e Acessível. ...
  • Bíblia NVI: Moderna, Mas Ainda Fiel ao Texto. ...
  • Bíblia NVT: A Mais Nova Tradução. ...
  • Bíblia King James: Tradicional, Relevante e Influente no Mundo Todo.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica. Maerki vê diferenças estilísticas fundamentais nestes quatro textos.