Quem foi o primeiro protestante no Brasil?

Perguntado por: lcosta6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Dentre os membros, estava Jean de Léry, autor da obra Histórias de uma viagem à terra do Brasil (1578). Esse grupo, então, foi o responsável por celebrar o primeiro culto protestante em terras brasileiras.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana desembarcou no Brasil em 1824 para acompanhar os imigrantes alemães. Na segunda metade do século XIX, quem chegou foram os missionários americanos da Igreja Evangélica Luterana. Eles criaram escolas para divulgar o modo de ser protestante.

Há 500 anos, Martinho Lutero criava o protestantismo – Jornal da USP.

A primeira e maior igreja evangélica fundada no brasil foi a Assembleia de Deus, fundada em Belém do Pará, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1911.

Em Arroio do Padre (RS), a cidade mais evangélica do país – 85,84% da população estimada de 2.966 pessoas, segundo dados do IBGE -, o atual mandatário recebeu 83,17% dos votos válidos, contra 16,83% do candidato do PT.

Martinho Lutero (1483 – 1546) foi o grande idealizador da Reforma Protestante contra as práticas de simonia e a venda de indulgências. Lutero foi um jovem alemão que resolveu entrar para a vida religiosa após um milagre que salvou sua vida durante uma violenta tempestade.

A YAH Church é uma igreja que tem por objetivo ser um caminho a Cristo para todas as nações. Fazer parte dessa família significa que você será membro de uma igreja que mesmo a distância manifesta a comunhão do corpo de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Igreja do Evangelho Quadrangular
Já no Brasil, a primeira igreja da denominação foi fundada em São João da Boa Vista, no estado de São Paulo, em novembro de 1951, pelo missionário Harold Edwin Williams.

Com origem no século XVI, em 1535, a Igreja de São Cosme e São Damião, em Igarassu (PE), é considerada a mais antiga existente no Brasil.

Luterana: primeira igreja protestante, fundada por Martinho Lutero no século XVI na Alemanha.

O protestantismo, junto com o catolicismo e com a ortodoxia formam as três principais divisões do cristianismo. Devido aos protestos causados pelo manifesto de Lutero, em 31 de outubro de 1517, o termoprotestante” ganhou notoriedade, sendo os seus seguidores chamados de “luteranos” ou “evangélicos”.

A inserção do protestantismo no Brasil
A primeira tentativa ocorreu no Rio de Janeiro, quando os calvinistas franceses2 liderados por Nicolau Duránd de Villegaignon conquistaram a referida cidade durante o período de 1555-1559. A segunda experiência com os holandeses no Nordeste, de 1630-1654.

Desde Lutero, está claro para os protestantes: a Bíblia é "sola scriptura", ou seja, ela é a única palavra inspirada por Deus, com revelações que nos permitem a comunhão com Ele. Já os católicos questionam a validade dessa doutrina de quase 500 anos. Eles não acham que a Bíblia, por si só, seja suficiente.

Alderi Souza de Matos – Aqui, no Brasil, o movimento começou em 1910, com a Igreja Congregação Cristã no Brasil, através de um pregador chamado Luigi Francescon , o pioneiro pentecostal no Brasil. No ano seguinte, em 1911, chegou o segundo grupo, Assembleia de Deus.

A Igreja de Nossa Senhora da Vitória, situada na praça Rodrigues Lima, largo da Vitória, em Salvador, teve o tombamento aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Construída no ano de 1561 pelos portugueses, a igreja é a segunda mais antiga do país.

Uma das razões para isso é o sincretismo religioso forte, então para o Censo, o Rio Grande do Sul é o estado que a proporção de umbandistas e candomblecistas é maior no país.

A cidade de Nova Trento, em Santa Catarina, é o segundo destino de turismo religioso que mais recebe fiéis no Brasil, atrás apenas de Aparecida. Nela, estão localizados o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro e o Santuário de Madre Paulina.