Qual é a diferença entre as modalidades integrada concomitante?

Perguntado por: usales . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A formação técnica concomitante está disponível aos alunos que ingressam ao novo ensino médio ou que já estejam em curso. A diferença entre a modalidade integrada e a concomitante é que, na segunda, efetuam-se matrículas distintas para o ensino médio e para o ensino técnico.

O integrado tem esse nome porque o curso técnico é INTEGRADO ao ensino médio (na mesma instituição). O concomitante é chamado assim porque o estudante faz o técnico CONCOMITANTEMENTE ao ensino médio (cursado em outra instituição).

Curso técnico integrado
Nessa modalidade, o estudante cursa o técnico junto com os dois últimos anos do ensino médio, já finalizando o ensino básico com uma profissão. No fim do curso, o aluno recebe dois certificados, de conclusão do médio e outro de conclusão do técnico.

Na modalidade curso técnico concomitante, os estudantes precisam ter concluído o ensino médio ou, pelo menos, o primeiro ano dele. Nos cursos concomitantes a formação é feita de forma separada. Os estudantes cursam as disciplinas do ensino médio em uma instituição e faz a formação técnica em outra.

Se você já possui o Ensino Fundamental completo, pode fazer o Ensino Médio junto com um curso técnico no que chamamos de curso técnico integrado ao Ensino Médio. Para ingressar no curso técnico concomitante, é preciso ingressar ao mesmo tempo no Ensino Médio ou já estar cursando em outra instituição de ensino.

Forma subsequente: quando o aluno já concluiu o ensino médio e está matriculado em um curso técnico. geral no ensino médio e ao mesmo tempo o curso técnico em outra instituição.

Mais do que uma modalidade formal de educação profissional, o ensino médio integrado significa, aqui, aquele que integra as dimensões do trabalho — não do mercado de trabalho! —, da ciência e da cultura.

A forma articulada pode ocorrer integrada com o Ensino Médio para aqueles estudantes que concluíram o ensino fundamentalou com ele concomitante para estudantes que irão iniciar ou estejam cursando o ensino médio, com oferta tanto na mesma escola quanto em instituições de ensino distintas, podendo ainda ser desenvolvida ...

Arquitetura e Urbanismo, ofertado no Campus Colatina, e Engenharia de Controle e Automação, do Campus Serra, foram destaques. Dois cursos superiores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram classificados como os melhores do Estado pelo Ranking Universitário Folha, elaborado pelo jornal Folha de São Paulo.

As maiores notas de corte no IFES
Em primeiro lugar, ficou o curso de Biomedicina, em ampla concorrência (726 pontos). Arquitetura e Urbanismo (716 pontos) ficou em segunod lugar pela disputa entre cota para egressos de escola pública.

O Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio é uma das três modalidades de formação a nível técnico no Brasil, sendo as outras duas o curso técnico concomitante e o curso técnico profissionalizante. Nessa modalidade, foco do nosso artigo, o estudante realiza o Técnico ao mesmo tempo em que cursa o Ensino Médio.

O Aluno Integrado visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio da TIC. Objetivo Geral: Oportunizar a alunos do Ensino Médio de escolas públicas qualificação, em nível de extensão universitária, no âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

No curso técnico integrado, o aluno recebe a formação básica, correspondente ao ensino médio, e a profissional. A duração é de três anos, com carga mínima de três mil horas.

Medicação concomitante: dois ou mais medicamentos administrados ao mesmo tempo no tratamento de doenças, ou. Doença concomitante: uma segunda doença (ou mais) existe ao mesmo tempo que a doença primária (ou ocorrem sintomas secundários juntamente com um sintoma primário).

A modalidade tem a ver com a forma, ou seja, o modo como um curso é disponibilizado aos alunos. Isso envolve os canais utilizados para promover o ensino. Podemos dizer que esses canais são utilizados para organizar, desenvolver ou distribuir o conteúdo que deve ser ministrado em cada curso.

São cursos técnicos ofertados a alunos que já cursam o ensino médio, seja na mesma instituição ou em outra instituição. Na prática, o aluno terá duas matrículas – uma do ensino médio e outra do ensino técnico, e ao final dos cursos terá também dois certificados de conclusão.

Vagas - Do total de vagas oferecidas, 2195 são em cursos técnicos na modalidade Subsequente (para quem já concluiu o ensino médio); 1925 são em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (voltados para quem já concluiu o ensino fundamental); 1205 em cursos superiores; e 35 em curso de qualificação profissional Proeja ( ...

São modalidades de ensino, segundo a LDB: Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial.