Qual é a diferença entre calor específico e calor latente?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O calor latente é a quantidade total de calor absorvido ou libertado durante uma mudança de fase a uma temperatura constante. Já o calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor.

Resposta. Bem, caloria é a quantidade de energia necessária para elevar a um grau celcius a temperatura de um grama de água numa pressão de 1atm. Calor específico é uma grandeza física que mede a variação térmica de certa substância ao receber determinada quantidade de calor.

Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Essa grandeza é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.

O calor adicionado para manter a água a ferver é calor latente. O calor que causa a alteração do estado sem alteração da temperatura é designado calor latente. É fundamental a valorização desta diferença para compreender por que razão um refrigerante é utilizado nos sistemas de refrigeração.

A substância que tem o maior calor específico é a água c = 1,0 cal/g . ºC. Podemos concluir que quanto maior a massa de uma substância, menor o seu calor específico. Q = m.c. .

O calor latente é a quantidade total de calor absorvido ou libertado durante uma mudança de fase (por exemplo, a fusão ou a vaporização) a uma temperatura constante. O calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor.

O calor latente se dá pela termodinâmica fluindo entre os corpos. Para compreender o seu significado, é preciso entender o princípio da temperatura. Ela está relacionada diretamente à energia, ou seja, a agitação das moléculas entre si. Dessa forma, quanto maior essa dinâmica, maior será o calor.

A água possui um alto calor latente de vaporização, pois suas moléculas estão muito coesas, graças às pontes de hidrogênio. Para que haja mudança de estado, essas pontes de hidrogênio precisam ser rompidas, e esse processo tem um alto custo energético.

Quanto maior for o calor específico, mais difícil será o aquecimento e o resfriamento do material, sendo assim, podemos entender que a areia possui um calor específico menor que o da água, o que justifica sua maior facilidade para sofrer variações de temperatura.

Dados: calor específico da água: 1 cal/gºC. calor específico do gelo: 0,5 cal/gºC. calor de fusão do gelo: 80 cal/g.

ÁLCOOL ETÍLICO (ETANOL) – membro mais importante da classe dos álcoois ( C2H5OH ), com peso molecular: 46,07 ; ponto de ebulição: 78,4ºC ; ponto de fusão: 114,4ºC ; calor específico ( 20ºC ) 0,573 kcal/kg, ºK; calor de vaporização ( 78,3ºC ); 204,3 kcal/kg; índice de refração ( 20ºC ): 1,3610 .

Tipos de calor latente

  • Calor e temperatura. Calor é a transferência de energia térmica de um corpo a outro; enquanto temperatura é a grandeza que mede o grau de agitação térmica das moléculas de um corpo.
  • Calorimetria. ...
  • Bomba atômica.

Os corpos que absorvem bem o calor também são os que melhor o emitem, já os que absorvem menos, tendem a emitir menos.

Utilizando um calorímetro podemos medir o calor, a energia, a potência, além do calor específico de várias substâncias.

80 cal

5.1. Calor latente de fusão de uma substância é a quantidade de calor necessária para fundir completamente uma unidade de massa da substância quando ela estiver na temperatura de fusão. Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo.

Calor Latente de Vaporização
No calor latente ocorre a mudança de estado físico. Ou seja, a substância pode passar do estado sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa. Quando a mudança é da fase líquida para a fase gasosa o calor latente é chamado calor de vaporização (Lv).

Se fornecermos calor às mesmas quantidades de água e de areia, é fácil observar que a areia se aquece muito mais rapidamente do que a água, pois o calor específico da água (1 cal/g.C) é maior do que o da areia (0,2 cal/g.C).