Qual é a diferença entre equação é função?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Uma equação é uma igualdade entre os elementos de dois membros, em que esses elementos são resultados de operações matemáticas entre números conhecidos e desconhecidos. Uma função é uma regra matemática que relaciona cada elemento de um conjunto A a um único elemento de um conjunto B.

Uma equação é uma sentença matemática aberta, ou seja, sentença matemática que possui ao menos uma incógnita, e que estabelece uma igualdade entre duas expressões matemáticas.

Uma equação é simplesmente uma expressão matemática que contém necessariamente um sinal de igualdade, relacionando diferentes grandezas físicas ou entidades matemáticas. Já um teorema expressa uma sentença matemática formal, ou um conjunto de sentenças, os quais devem ser matematicamente demonstrados.

Raízes da função
A raiz, ou o zero de uma função do primeiro grau, é o ponto de encontro entre essa função e o eixo x. Para obter esse ponto, existem duas alternativas: 1 – Desenhar o gráfico da função e observar em que ponto ele toca o eixo x. 2 – Fazer y = 0 e descobrir o valor de x relacionado a ele.

A formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de 0. Consideremos x e y duas variáveis, sendo uma dependente da outra, isto é, para cada valor atribuído a x corresponde um valor para y.

A função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b ou f(x) = ax + b, onde a e b são números reais e a também é diferente de 0. Uma função do 1º grau possui representação no plano cartesiano através de uma reta, podendo a função ser crescente ou decrescente, o que determinará a posição da reta.

Quando estudamos função em matemática é importante compreendermos o que é uma relação, pois função nada mais é que uma relação entre dois conjuntos. Isso não significa que toda relação seja uma função, para que uma determinada relação seja uma função é preciso seguir algumas regras.

No artigo de hoje, você verá um panorama geral sobre o tema equacional em seus diferentes tipos: primeiro e segundo grau, algébrica, modulares, logarítmica, trigonométrica, exponencial, irracional, com suas fórmulas e principais aplicações.

A equação do 1º grau é uma equação que possui incógnita com grau 1. Equações são sentenças matemáticas que possuem incógnitas, as quais são letras que representam valores desconhecidos, e igualdade. A sentença matemática da equação do 1º grau é ax + b = 0, em que a e b são números reais, e a é diferente de 0.

Provavelmente a mais antiga e mais famosa lista de axiomas são os 4 + 1 postulados de Euclides da geometria plana. Os axiomas são ditos como "4 + 1" pois por volta de dois milênios o quinto postulado era questionável por ser uma derivação dos quatro primeiros.

O que são Axiomas? Axiomas são proposições ou afirmações fundamentais e autoevidentes que servem como base para sistemas de conhecimento, teorias ou disciplinas específicas. Eles são considerados verdades evidentes por si mesmas e não exigem provas adicionais dentro do contexto em que são aplicados.

Diferenças entre equações e inequações
As equações possuem resultado único se forem de primeiro grau (a quantidade de resultados de uma equação é igual ao seu grau). Já as inequações podem ter desde zero a infinitos resultados, dependendo do conjunto numérico e das condições em que foi definida.

Planejamento, organização, direção e controle são os nomes dos quatro cavaleiros das funções administrativas.

Legislativo, Executivo e Judiciário: as funções e o diálogo entre os Poderes.

Por outras palavras, zero de uma função é todo o valor de x, pertencente ao domínio dessa função, tal que = 0. Graficamente, o zero de uma função é todo o valor das abcissas dos pontos de interseção do gráfico de com o eixo Ox. x = 11 não é zero da função em virtude de esse valor não pertencer ao domínio de .

Zero ou raiz da função afim
Observação: geometricamente, o zero da função do 1º grau é a abscissa do ponto em que a reta corta o eixo x.

Uma função é uma relação matemática estabelecida entre duas variáveis. As funções podem ser injetoras, sobrejetoras, bijetoras e simples. Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y).

Toda equação deve possuir: sinal de igualdade, primeiro e segundo membro e uma ou mais incógnitas. Podemos definir equação como uma sentença matemática que possui igualdade entre duas expressões algébricas e uma ou mais incógnitas (valores desconhecidos) que são expressadas por letras.

A função afim é qualquer função que possua a lei de formação y = ax + b, sendo a e b números reais e a diferente de zero. Desse modo, uma função afim é também uma função do primeiro grau, pois não apresenta produto ou potência de variáveis.

Define-se como função, a relação existente entre elementos de dois conjuntos (A e B), em que, por via de regra, cada elemento de A associa-se a um único elemento de B. Na linguagem matemática, significa que “f: A --> B” (lê-se f de A em B).