Qual é a diferença entre namorar e ficar sério?

Perguntado por: esales . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Ficar sério tem um significado de compromisso com o outro no sentido de respeito e fidelidade. O relacionamento tradicional tem um peso maior porque envolve famílias e amigos - para que ambos sejam aceitos em suas relações familiares”, explica a psicóloga Mônica Machado.

Reflita se está disposto a ser exclusivo de alguém.
Se você gosta da pessoa com quem está a ponto de não conseguir imaginá-la com outro namorado ou namorada, por exemplo, pode ser que esteja pronto para algo sério. Essa vontade de ter "exclusividade" é um bom indicador do início de um romance.

A principal diferença dessas duas formas de relacionamento é a liberdade que o ficar representa em relação ao namoro, mas isso não deve ser visto como algo ruim. Quando você está ficando com alguém, pelo fato de não ter compromisso, a fidelidade a uma única pessoa é algo que não existe.

Geralmente, as pessoas precisam de cinco a seis encontros para oficializar o namoro. Cada casal é diferente, mas se nada acontecer após três ou quatro dates, não se preocupe e espere mais duas ou três saídas para discutirem o futuro de vocês.

Namoro significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. É uma relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil ou religiosa.

Antes de entrar em um relacionamento sério é preciso entender suas expectativas em relação a si e ao outro. “É importante analisar se não quer algo impossível de ser oferecido, como um parceiro que comunique todos os passos que dá, ou aquém do que você merece, como ter alguém apenas para não ficar sozinha.

Pra mim, faz sentido tratar o ficante com carinho, com respeito, abertura interesse e curiosidade. Faz sentido olhar pra pessoa e não para meu ideal de relação. Faz sentido se permitir apostar, se interessar, se vulnerabilizar… Ter prazer em conhecer.

Identificando um pré-namoro
Para que haja um pré-namoro, é necessário que as duas pessoas se sintam apaixonadas uma pela outra e declarem essa paixão. Mas, em vez de iniciar, imediatamente, um namoro, o casal faz um acordo e espera para adentrar em um “nível” maior de diálogo e convívio.

Essa vontade de estar e priorizar o tempo juntos é um sinal de que o relacionamento está ficando mais sério e comprometido. Ao mesmo tempo, CUIDADO COM O EXAGERO. Tanto você quanto seu parceiro precisam ter também atividades individuais. É importante nutrir boas amizades, ter hobbies, trabalhos, estudar.

Ele fica bem próximo quando vocês saem juntos. Ele chama você para sair com a turma. Ele passa boa parte do tempo livre com você. Ele dá presentes sinceros e tem gestos de afeto em relação a você.

Fique lisonjeado, mas não demonstre interesse.

  1. Sorria e agradeça. A ideia é expressar gratidão pelo convite do outro, mas deixar claro que, ainda assim, você não tem interesse.
  2. Por exemplo, diga algo simples como "Obrigado pelo convite, fico muito agradecido, mas não tenho interesse em você desse jeito".

Conversar com o parceiro e explicar que pretende namorar? Pode ser interessante deixar claro o que se pretende, talvez ao fazer isso da forma mais natural e espontânea possível pode deixar um clima tranquilo para falar de seus sentimentos e ouvir a outra pessoa.

Querido diário, existem 3 tipos de ficante; peguete, prospect e pré-na... TikTok.

De acordo com diversas pesquisas, namorar leva a menos despesas do que estar solteiro. No entanto, para Guilherme Baia, planejador financeiro, isso é muito relativo, porque depende do local em que se vive e do estilo que se tem.

É um substituto para “namorando”. Ou implica “namorando com sexo”, mas sem a intenção de compromisso. “Ficante” é um termo novo. Corresponde aos antigos: amante, namorado ou amigo colorido.